Alunos escrevem livro desbravando Tutóia, no litoral norte do Maranhão imprimir publicado em: 03 / 12 / 2015

Tutoia, um lugar paradisíaco no norte do Maranhão, a 456 km de São Luís, recheado de história, natureza e ecoturismo. Esse foi o cenário escolhido por professores e alunos do 1º ano do Ensino Médio do colégio Marista Araçagy para desbravar e ser tema do livro “Nas Trilhas de Tutóia” que será lançado nesta terça-feira (1º).

Expedição de alunos se transformou em um livro sobre Tutoia (Foto: Divulgaçã/ Marista Araçagy)

Expedição de alunos se transformou em um livro sobre Tutoia (Foto: Divulgaçã/ Marista Araçagy)

Os 44 alunos que viajaram até a cidade tiveram a oportunidade conhecer o Delta das Américas e de ter in loco aulas sobre geografia, história, química, além de realizarem um recenseamento com cerca de 100 famílias da cidade para levantar o perfil socioeconômico da população tutoiense.

O orientador do Colégio Marista Araçagy, João Fonseca, comemora o sucesso do projeto que já está no seu terceiro ano. “Eu estava acostumado a fazer viagens com alunos e senti a necessidade de fazer um registro foi ai que surgiu a ideia de fazer um livro todos os anos a partir de uma experiência interdisciplinar”, contou.

Alunos fizeram uma análise da população de Tutoia (Foto: Divulgação/ Colégio Marista Araçagy)

Alunos fizeram uma análise da população de Tutoia
(Foto: Divulgação/ Colégio Marista Araçagy)

A cidade é o berço dos Lençóis Maranhenses, é lá que começa o Parque Nacional. Trilhas, dunas, lagoas, baías, ilhas e manguezais fizeram parte do cenário dos alunos que também tiveram a oportunidade de conhecer uns dos principais pontos turísticos do estado.

Mas apesar do potencial turístico de Tutoia, a pesca e a agricultura de subsistência é o que move a economia local. “O turismo em Tutoia ainda está em desenvolvimento, mas ações como essa ajudam a dar visibilidade ao local e que os alunos passem a valorizar o que temos no nosso estado”, completou Fonseca.

Depois da viagem, que geralmente acontece na primeira semana de junho, os alunos passam a ter outras atividades relacionadas ao livro como um concurso de poesias. “A gente faz poesias, festival de fotografias, festival de desenhos, escolhe os melhores e coloca tudo isso no livro. Além da fazer toda a parte interdisciplinar no livro nas salas de aula. A receptividade dos alunos é ótima”, finalizou Fonseca.

Livros
Nos dois anos anteriores, os alunos do Colégio Araçagy fizeram a radiografia de outros dois pontos importantes do Maranhão: Serra da Capivara e Carolina. O projeto dura o ano inteiro para a produção dos livros. “A gente pesquisa e escolhe o local, sempre valorizando uma cidade que tenha vocação para o turismo”, contou o orientador João Fonseca.

Alunos do 1º ano do Ensino Médio aprendem na prática (Foto: Divulgação/ Colégio Marista Araçagy)

Alunos do 1º ano do Ensino Médio aprendem na prática (Foto: Divulgação/ Colégio Marista Araçagy)

Lançamento
O lançamento do livro “Nas Trilhas de Tutoia” será nesta terça-feira (1º) a partir das 20h, no Colégio Marista Araçagy, na Estrada do Araçagy, em São José de Ribamar.

Do G1 MA

, , , ,

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

últimas