Com divergência, Piauiense 2016 repete fórmula. Copa Piauí é extinta imprimir publicado em: 25 / 11 / 2015

O formato de disputa do Campeonato Piauiense 2016 foi escolhido após um longo arbitral de quase duas horas de duração, na sede da Federação de Futebol do Piauí (FFP), na tarde desta terça-feira. Nada muda em relação à fórmula disputada neste ano. O estadual, que começa no dia 30 de janeiro, será em turno e returno com o campeão de cada fase se enfrentando na grande decisão, prevista para o dia 8 de maio.

Presidentes dos clubes decidem que Piauiense 2016 terá mesmo formato deste ano (Foto: Josiel Martins)

Presidentes dos clubes decidem que Piauiense 2016 terá mesmo formato deste ano (Foto: Josiel Martins)

Os clubes não entraram em consenso no modelo, sendo feita uma votação. River-PI e Flamengo-PI apresentaram o sistema de pontos corridos, em turno único, com a formação do G-4 para semifinais e final. Os demais, porém, elegeram que a competição deveria seguir sem alterações. Por 12 votos a 11, a Taça Cidade de Teresina e a Taça Estado do Piauí continuam com o mesmo peso: após sete rodadas, os quatro primeiros avançam e formam as semifinais. Os vencedores formam a final, e o campeão garante vaga na grande decisão. Na fase mata-mata, os jogos serão de ida e volta.

– Acredito que foi a melhor forma, em números foi a maioria. Não que a maioria seja burra, mas acredito que motiva. É um campeonato mais longo, com mais jogos, e acreditamos que isso possa ter uma motivação maior. Vamos fazer o lançamento do campeonato e ter algumas situações que motivem o estadual, vamos trabalhar para fazer um bom campeonato – comentou Cesarino Oliveira, presidente da FFP.

River-PI, Flamengo-PI, Parnahyba, Caiçara, Piauí, Cori-Sabbá e Picos vão brigar pela taça. O oitavo clube será conhecido nesse sábado, sai da segunda divisão do estadual. Oeiras e Altos disputam o acesso, o mesmo caminho feito pelo Zangão. Os clubes devem apresentar à FFP certidões negativas de débitos que regularizem sua participação na competição até o dia 10 de dezembro. Caso não apresentem a documentação, estarão impedidos de jogarem e serão rebaixados.

Em votação, clubes escolheram sistema de disputa do Piauiense (Foto: Josiel Martins)

Em votação, clubes escolheram sistema de disputa do Piauiense (Foto: Josiel Martins)

– Prorrogamos em tempo hábil para que todos apresentem, deixamos que todos regularizem a parte administrativa. Aquilo que não seguir a lei, será substituído pelo clube da Série B – ponderou Cesarino.

O arbitral trouxe uma mudança importante no calendário. A Copa Piauí, seletiva no segundo semestre que dava ao campeão a segunda vaga do estado na Copa do Brasil, foi extinta. Em 2016, campeão e vice do Piauiense levam vaga na Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Ao vencedor do estadual, a vaga na Série D do Brasileiro será válida também para 2017, segundo mudança proposta pela CBF.

– Não temos no calendário como disputar a Copa Piauí com as Séries C e D, além da Segunda Divisão, sendo realizada. Para quem jogar e ter o prejuízo, assim como foi neste ano, temos que compreender e ver a situação, não deixar ter só despesa. A vaga da Copa do Brasil que era disputada na Copa Piauí vai para o vice-campeão do Piauiense.

Dois times serão rebaixados em 2016, e a Série B do estadual acontecerá no segundo semestre. O regulamento aprovado em assembleia será publicado até quarta-feira.

, , ,

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

últimas