Em Brasília, presidente Temer sanciona lei que cria Universidade do Delta do Parnaíba imprimir publicado em: 12 / 04 / 2018

O presidente Michel Temer assinou hoje a lei que cria a universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), no Piauí. O Projeto de Lei 5272/16 foi aprovado no Congresso no dia 20 de março e seguiu para sanção presidencial.

A assinatura aconteceu em cerimônia no Palácio do Planalto. O texto também cita a criação da Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape).

Presidente Michel Temer (Crédito: Alan Santos/PR)

O texto original, enviado ao Congresso pela então presidente Dilma Rousseff em 2016, previa apenas a criação da instituição piauiense, mas o Senado apresentou um texto substitutivo, incluindo a universidade em Pernambuco. Ambas universidades serão um desmembramento de outras já existentes.

A UFDPar será criada no campus que hoje pertence à Universidade Federal do Piauí (UFPI), na região de Parnaíba. Em Pernambuco, os campi da Universidade Federal Rural de Pernambuco passarão a ser a Ufape, na região de Garanhuns. Está prevista a transferência automática dos cursos de todos os níveis e dos alunos regularmente matriculados nos campi.

“O primeiro passo é estruturar a universidade, com acompanhamento da universidade tutora. […] Depois de ter minimamente a estrutura, as instituições tutoras continuam apoiando até a total autonomia desse processo, que deve durar de quatro a cinco anos”, afirmou o ministro da Educação, Rossieli Soares.

Isto é

, ,

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

últimas