Instituto Federal do Piauí abre 3.990 vagas em cursos técnicos imprimir publicado em: 23 / 09 / 2019

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) divulgou nessa sexta-feira, 20, o edital do Exame Classificatório 2020-1. Na nova edição, o teste, que seleciona alunos para cursos técnicos, conta com a oferta de 3.990 vagas distribuídas pelos municípios de Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença.

Os cursos técnicos do IFPI são gratuitos e ofertados em três formas: integrada ao ensino médio, para quem já concluiu ou está concluindo o ensino fundamental em 2019; concomitante, para quem vai cursar, em 2020, o ensino médio em outra instituição; e subsequente, para quem tiver concluído o ensino médio até a data da matrícula.

As opções de cursos com vagas abertas incluem áreas como Análises Clínicas, Segurança do Trabalho, Alimentos, Administração, Agropecuária, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Informática, Meio Ambiente, Vestuário, entre outras. No Campus Teresina Central, são três novos cursos: Agrimensura, Agroindústria e Meio Ambiente.

Os interessados podem ser inscrever exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico https://selecao.ifpi.edu.br, de 27 de setembro a 28 de outubro (horário local). O pagamento da taxa de inscrição, no valor de 30 reais, pode ser feito até o dia 29 de outubro, apenas nas agências, caixas eletrônicos e correspondentes bancários do Banco do Brasil.

As vagas serão distribuídas pelos municípios piauienses onde funcionam campus do Instituto Federal de Educação do Piauí – Foto: Arquivo O Dia

Nome social

O IFPI oferece a possibilidade dos candidatos transexuais, travestis e transgêneros pedirem o uso de nome social. Para fazer a solicitação, é necessário preencher o requerimento específico, disponível no Anexo III do edital, e dirigir-se, nos dias 20 e 23 de setembro, ao Campus ao qual pretende concorrer levando os seguintes documentos: carteira de identificação de nome social, cópias de RG e CPF do candidato, e, caso seja menor de idade, autorização expressa e cópias de RG e CPF dos pais ou responsáveis legais.

Isenção da taxa de inscrição

Os candidatos oriundos da rede pública podem solicitar isenção da taxa de inscrição no período de 20 a 23 de setembro. Para isso o candidato deve preencher o requerimento no endereço https://selecao.ifpi.edu.br, anexando a documentação necessária e selecionando o Campus ao qual pretende concorrer. As solicitações passarão por análise e o resultado será divulgado no dia 26 de setembro.

A aprovação no processo de isenção não corresponde à inscrição no Exame Classificatório. Os candidatos que tiverem sua solicitação deferida deverão realizar a inscrição do tipo ISENTO para o Campus e curso que desejam concorrer.

Prova

As provas do Exame Classificatório serão aplicadas no domingo, 24 de novembro, das 8h às 12h, horário local. Os centros de aplicação poderão ser consultados a partir do dia 18 de novembro. A prova contará com 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática. O resultado final será divulgado no dia 20 de dezembro.

Jornal O Dia

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

últimas