Livro digital gratuito reúne informações sobre quase 400 espécies de plantas medicinais imprimir publicado em: 14 / 11 / 2015

O Estado de Minas Gerais possui, pelo menos, 383 espécies de plantas medicinais. Para que todos pudessem conhecê-las, a farmacêutica Telma Sueli Mesquita Grandi as compilou num livro digital gratuito, o Tratado das Plantas Medicinais Mineiras, Nativas e Cultivadas.LivroMedicinais_interna

Este incrível presente para os adeptos da medicina alternativa traz, além da descrição detalhada as plantas nativas ou cultivadas em Minas Gerais, observações como melhores formas de preparo, aplicação, toxidade e até mesmo contraindicações.

Telma sublinha: “Aponto inclusive a parte que pode ser usada, já que, em muitos casos, não é a planta toda que contém as propriedades desejadas, mas apenas a folha ou a semente, por exemplo. As pessoas acham que tudo é preparado do mesmo jeito, mas não é. Se a parte medicinal está na essência, por exemplo, ao se cozinhar perde-se essa essência e, consequentemente, os benefícios”.

A farmacêutica Telma Sueli Mesquita Grandilivro21

O livro é resultado de diversas experiências profissionais ao longo de quase 40 anos, em que Telma lecionou na Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de Uberaba e Centro Universitário Newton Paiva. Vale dizer que a farmacêutica entrevistou mais de 80 raizeiros de Minas Gerais para redigir a obra.

Além de sua grande utilidade para pesquisa e tratamento de doenças, o livro ainda conta com uma preocupação estética: o registro das espécies não são fotográficos, mas feitos em aquarela. “São obras de artistas mineiros. Coletava as plantas com flor e as levava para eles desenharem e pintar”, conta Telma. Este processo teve aproximadamente três anos de duração até ser finalizado.

O livro ainda conta com uma versão em DVD. Para baixar o livro em PDF ou fazer o pedido do DVD acesse o site oficial da publicação.

Imagens via Somos Verdes e Plantas Medicinais Mineiras

Hy Peness

,

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

últimas