Passeio ciclístico movimenta programação do 19º aniversário de Cajueiro da Praia imprimir publicado em: 14 / 11 / 2015

A segunda edição do ‘Pedala Manatí’, iniciativa do grupo de jovens Caju Eco Sustentável – CES, abre o calendário festivo do aniversário de 19 anos de emancipação política do município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí. O evento acontece no próximo dia 12 de dezembro, a partir das 16hs00, esquina da Praça Matriz, no centro da cidade.1 Passeio ciclísticoO passeio ciclístico tem como objetivo principal promover a bicicleta enquanto meio de transporte alternativo, viável e ecologicamente correto, contribuindo entre outros aspectos para o bem-estar social.

Público alvo, a comunidade (em geral) e, em especial, escolas da rede pública de ensino participam do processo de mobilização, que tem como ação inicial a realização de um concurso de desenho, com foco nas temáticas transversais do uso da bicicleta – saúde, meio ambiente, turismo, cultura, educação, entre outros.2 Passeio ciclísticoA proposta visa também a divulgação transversal do “manatí”, o peixe-boi marinho (Trichechus Manatus Manatus), mamífero aquático ameaçado de extinção no Brasil, porém preservado na região graças ao trabalho conservacionista do Projeto Peixe-boi/ICMBio.

Em 2014, a atividade movimentou Cajueiro, trazendo para as ruas a mensagem da responsabilidade socioambiental e da disseminação de valores e atitudes que podem influenciar de maneira significativa na sociedade como um todo. Estudos mostram que o hábito de se pedalar, especialmente nos grandes centros urbanos, diminuem a emissão de gases poluentes para a atmosfera, além de ser uma atividade esportiva que proporciona a manutenção da qualidade de vida, etc.

A Comissão Europeia (2000) diz que os efeitos positivos da bicicleta sobre a saúde e a qualidade de vida excedem de longe os anos de vida perdidos nos acidentes […] Diante deste fato, cabe à população despertar a prática ciclística de forma a transformar a realidade atual do trânsito brasileiro, infelizmente, caótico.

Para a realização do passeio ciclístico foi procedida à elaboração de uma rota com passagem pelos principais cartões-postais da sede do município. A largada acontece na Avenida Hermínio Caetano (centro) e finaliza na Praia do Cajueiro de baixo, onde ainda acontecem atividades culturais e lanche para os participantes.

O evento conta com o apoio da Comissão Ilha Ativa/Projeto Pesca Solidária; Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia; Base Peixe-boi/APA Delta do Parnaíba; além de empresas da região. 3 Passeio ciclísticoO CES
A frente da execução do passeio ciclístico, o grupo de jovens local, o CES, desenvolve há mais de um ano inúmeras ações nas áreas da cultura, turismo e meio ambiente.

A articulação dos jovens enquanto sujeitos sociais históricos, atuantes na realidade social da qual fazem parte fazem destes os principais agentes construtores de suas identidades. No contexto de perspectivas e sonhos levantados pela juventude cajueirense para a sua cidade, o movimento busca ainda promover ações para o desenvolvimento local e para o fortalecimento do protagonismo juvenil.
Gilmar Araujo Ascom CES

, , ,

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

últimas