PESQUISA AMOSTRAGEM: Wellington Dias venceria no primeiro turno com 51,8% dos votos, diz pesquisa imprimir publicado em: 23 / 04 / 2018

Uma pesquisa realizada pelo instituto Amostragem revela que o governador do Piauí Wellington Dias (PT) seria reeleito se o pleito eleitoral fosse hoje. Segundo o levantamento, o governador tem 51,8% das intenções de votos na pesquisa estimulada, em que o pesquisador aponta ao eleitor os nomes dos possíveis candidatos ao Palácio de Karnak. Com o resultado, o petista seria reeleito com bastante folga ainda no primeiro turno das eleições, que este ano acontecerá no dia 7 de outubro.

O levantamento aponta que o segundo mais votado para o cargo seria o deputado estadual Dr. Pessoa (SDD), com 9,92% da preferência do eleitorado. Ele, no entanto, fica atrás dos indecisos ou que não quiseram opinar, que são 17,38% dos entrevistados. O terceiro mais votado seria o deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), com 5,09%, seguido dos empresários Valter Alencar (PSC), com 2,19%, e Fábio Sérvio (Patriota), com 0,44%. 13,17% votariam em branco ou anulariam o voto.

Foto: Laura Moura/GP1
– Governador do Piauí, Wellington Dias

Na pesquisa espontânea, em que o entrevistador não apresenta o nome dos possíveis candidatos, e o eleitor cita o nome que vier a sua cabeça, Wellington Dias é 23 vezes mais lembrado que o segundo colocado. Enquanto o petista tem 23,79% das intenções de voto, o ex-presidente Lula (PT) tem 1,58% das lembranças, seguido pelo deputado Dr. Pessoa, com 1,14%, e Luciano Nunes, com 1,05%. Outros nomes citados somaram 2,99%.

Nessa modalidade da pesquisa, 58,56% afirmaram que ainda estão indecisos sobre em quem vão votar para governador, e 10,89% anulariam ou votariam em branco.

A pesquisa do Instituto Amostragem foi realizada de 7 a 13 de abril de 2018. Foram entrevistadas 1.139 pessoas com 16 ou mais anos de idade, em 47 municípios de todas as microrregiões do Piauí. A margem de erro é de 2,84% para mais ou para menos. O registro da pesquisa no TRE é BR-03615/2018.

Governador tem 74,59% dos votos válidos

Para garantir a eleição no primeiro turno, o candidato precisa ter 50% mais um dos votos válidos, ou seja, excluindo as abstenções, e os votos brancos ou nulos. Segundo o levantamento, dessa forma, o atual governador Wellington Dias seria reeleito no primeiro turno, já que teria mais de 24 pontos percentuais acima do necessário para a eleição: 74,59% dos votos válidos.

Sob esse aspecto, Dr. Pessoa teria 14,29% dos votos, seguido por Luciano Nunes, com 7,33%, e Valter Alencar, com 3,16%. Fábio Sérvio teria 0,63%.

63% têm chance de votar em Wellington

Mesmo com um percentual de mais de 50% dos eleitores indecisos na pesquisa espontânea, a tendência é que entre esses eleitores o voto migre para o atual governador Wellington Dias. O levantamento do Instituto Amostragem perguntou para os entrevistados qual seria a chance de eles votarem no petista para mais um mandato no Palácio de Karnak.

45,39% disseram que têm muita chance de votar no pré-candidato do PT. 18,09% afirmaram que têm alguma chance de votar em Wellington. Somados os que têm muita chance com os que possuem alguma chance, a probabilidade do atual governador é ter 63,48% dos votos do total do eleitorado.

A pesquisa apontou ainda que 8,08% dos entrevistados afirmaram que teriam pouca chance de votar em Wellington Dias, e 19,05% disseram que não havia nenhuma chance de escolherem o governador. 7,9% não quiseram opinar ou não sabiam em que votar. E 1,49% disseram que não conhecem bem Wellington Dias para poder opinar.

R10

, ,

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

últimas