Plano Municipal de Saneamento Básico é aprovado em Cajueiro da Praia imprimir publicado em: 01 / 10 / 2019

Foi realizada nesta segunda-feira (30/09), no Salão Paroquial, a Conferência Final do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Cajueiro da Praia.

Estiveram presentes o prefeito de Cajueiro, que presidiu a Conferência, o vice-prefeito, os representantes da secretaria de Estado das Cidades (SECID), da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), responsável pela elaboração do Plano, e do Instituto Chico Mendes (ICMBIO)/ APA Delta do Rio Parnaíba, secretários municipais, delegados, membros dos comitês executivo e de coordenação, além da comunidade. Ao todo, 167 pessoas participaram da Conferência.

Após a execução dos hinos do Brasil e de Cajueiro da Praia, foi feita a leitura do Regimento Interno da Conferência, que foi aprovado por todos os presentes.

Em seguida, o representante da SECID, José Carlos, falou da importância do PMSB, que ele considerou uma conquista da comunidade e de todos os envolvidos em sua elaboração.

Danda Oliveira, representante da FUNASA, ressaltou que o PMSB é uma grande ferramenta de gestão que vai nortear os passos do município para os próximos 20 anos e que teve o caráter participativo da comunidade.

O representante da FESPSP, Elcires Pimenta, lembrou que os indicadores de saneamento do Brasil estão entre os piores do mundo, perdendo apenas para a África, o que demonstra a importância desse trabalho realizado em Cajueiro da Praia, que ele considera um grande legado da atual administração e que servirá para as futuras gestões.

Já o prefeito Girvaldo Albuquerque lembrou a batalha que enfrentou para a elaboração do PMSB e disse saber da sua responsabilidade e compromisso com o resultado final. Ele falou, ainda, que precisará ir em busca de recursos para implantar as soluções previstas no Plano e que precisará do apoio dos funcionários, dos secretários e do povo em geral.

Dando prosseguimento, crianças do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do CRAS de Cajueiro da Praia, fizeram uma bela apresentação de dança, tendo a preservação da natureza como tema, e foram muito aplaudidos.

O ponto alto da Conferência foi a apresentação técnica dos produtos que compõem o PMSB, feita por Afonso Luís. O engenheiro da FESPSP mostrou os problemas, o estudo de demanda, as alternativas para resolução e um plano de investimento para os sistemas de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, limpeza e manejo de resíduos sólidos, além de gestão do PMSB, do controle social e educação ambiental.

Afonso Luís apontou, ainda, as possíveis fontes de financiamento para implantação do PMSB, que, para um universo de 20 anos, dividido em ações emergenciais, de curto, médio e longo prazo, ficou orçado em R$ 276.022.595,45 divididos, percentualmente, conforme a figura abaixo, que foi apresentada na Conferência.

Colocado em votação, o Plano Municipal de Saneamento Básico de Cajueiro da Praia foi aprovado por unanimidade dos presentes.

Agora começa a jornada para a implantação do Plano que aponta a direção e a velocidade a ser seguida.

Por: Suzane Jales

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

últimas