Rio Parnaíba chega a mais de seis metros em Luzilândia e atinge mais de 130 famílias imprimir publicado em: 09 / 04 / 2019

O Rio Parnaíba atingiu 6,12 metros no final da tarde desta segunda-feira (08) e está acima da cota de inundação na cidade de Luzilândia, localizada na região Norte do Piauí. Por lá, 138 famílias já foram atingidas pela cheia do rio, que tende a avançar ainda mais, sendo que destas 19 estão desalojadas e foram encaminhadas para casas de parentes, e 8 famílias desabrigadas foram levadas para abrigos da prefeitura.

Os dados são da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM – que monitora a bacia do Rio Parnaíba. Nesta segunda-feira, as águas invadiram várias casas no município, que sofre sempre quando o volume do rio aumenta em períodos rigorosos de chuvas.

Gráfico aponto evolução do nível do Rio Paranaíba em Luzilândia

Equipes da Defesa Civil do Estado do Piauí e do município de Luzilândia já estão atuando junto às famílias, que foram removidas para locais seguros. A Polícia Militar também está atuando na ação da retirada das famílias, que em alguns casos resistem em deixar suas casas. Ainda assim, a Prefeitura de Luzilândia disponibilizou o número (86) 9 8178-6215 para atendimento emergencial.

Os bairros Coroa, Cajueirão, Itararé I e II, Igarapé, e Avenida Porto Alegre estão sendo monitorados, além da zona rural, nas localidades Ilha do Capeta e Suruéga. Todos estes locais estão isolados pelas cheias do Parnaíba.

GP1

PUBLICIDADE

REDE SOCIAl

PUBLICIDADE

últimas