Busca Ativa: Sesapi inicia treinamento de equipes em municípios do litoral

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) inicia, a partir desta segunda-feira (22), o treinamento de equipes do Programa Saúde da Família (PSF) do Território Planície Litorânea para atuarem no Busca Ativa na região, onde tem crescido os índices da novo coronavírus (Covid-19).

A expectativa é que as equipes estejam prontas aptas para atuar na próxima quarta-feira (24). Segundo o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, a iniciativa, realizada em parceria com a Regional de Saúde de Parnaíba, deve acelerar a identificação e o tratamento preventivo de novos casos.

“Foram disponibilizados mais de dois mil testes para a região litorânea e a Sesapi vai receber mais 50 mil testes, mais modernos, que permitem uma maior segurança na qualidade do diagnóstico”, anunciou o secretário.

Implementado pela Gerência de Atenção Básica da Sesapi, o programa já funciona em cerca de 151 cidades do estado e conta com a parceria da Associação Piauiense de Municípios (APPM). “Estamos estimulando este programa em todo o Piauí para abreviarmos, ao máximo possível, o tratamento”, explicou Florentino Neto.

O Busca Ativa é um novo protocolo de prevenção à doença adotado pelo Governo do Estado, que espera aumentar a testagem e o diagnóstico precoce da doença. O modelo foi é apontado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conassems) como um dos mais eficazes no enfrentamento a pandemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.