Durante boa parte do ano, o cenário em vários municípios do Piauí e, principalmente no sertão, é basicamente o mesmo: árvores secas, chão cinzento, pouca água e um imenso céu azul. Mas as últimas chuvas estão mudando a paisagem e possibilitando vários espetáculos registrados por piauienses.

Foi reunido alguns dos registros de internautas para mostrar que, com a ajuda das chuvas, o potencial turístico de várias cidades. Muitas imagens postadas em redes sociais foram reunidas e mostram o antes e depois das chuvas.

De acordo com a meteorologia, a previsão é de mais chuvas para os próximos dias. Segundo dados da Gerência de Hidrometeorologia da Semar – Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos- janeiro já pode ser considerado o mais chuvoso dos últimos anos. Somente até a última segunda-feira (25), foram 263,6 mm de chuva em todo o estado, quase o dobro do registrado em 2015.

Na capital, a previsão era de que até o fim do mês chegaríamos a 230 mm, mas essa marca já foi ultrapassada. Segundo a Semar, já foram registrados 277,6 mm desde o dia primeiro até as 10 horas desta segunda-feira, o dobro do registrado em 2015, quando se chegou próximo de 100 mm.
Os motivos de tanta chuva, segundo a Semar é a atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN), uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície, sendo responsáveis pela formação e manutenção de áreas de instabilidade que provocam bastante chuva. O fenômeno El Niño, que até poucos dias provocou escassez de chuvas no Piauí, perdeu força frente à atuação dos Vórtices Ciclônicos.








Cidade Verde