Sisu 2021: Estudante de Parnaíba garante 4° lugar em medicina na UFDPar

O aguardado resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021 foi divulgado na manhã desta sexta-feira (16), pelo Ministério da Educação. O programa possibilita o acesso a cursos de graduação em universidades públicas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A estudante de Parnaíba, Carolinne Beatriz, de 19 anos, conquistou o 4º lugar no curso de medicina na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A aluna contou que a escolha pela área da saúde surgiu da inspiração em uma tia enfermeira, “Eu passava as férias na casa dela, eu via a rotina, achava interessante, eu sentia que aquilo talvez seria algo que desse sentido pra minha vida”, relatou. Continue lendo “Sisu 2021: Estudante de Parnaíba garante 4° lugar em medicina na UFDPar”

Mais de dois mil casos de Covid-19 foram identificados nas barreiras sanitárias no litoral

O litoral do Piauí é destino preferido de muitas pessoas. E para assegurar que haja redução na disseminação da Covid-19, o programa Busca Ativa na Planície Litorânea tem intensificado as abordagens, especialmente, a partir de quinta-feira até domingo, período em que tem aumentado às restrições de atividades econômico-sociais para evitar a maior movimentação de pessoas.

Nas quatro cidades que compõem o litoral do Piauí, esta ação está acontecendo e tem a garantido bons resultados. “Estamos na planície litorânea é um ponto turístico; então são muito importantes as barreiras sanitárias; nosso intuito é o de identificar algum sintomático respiratório, algum paciente que esteja com sintomas da Covid-19”, defendeu Leôncio Santos, coordenador da Busca Ativa na Planície Litorânea.

As pessoas são abordadas em seus veículos para receberem orientações e serem atendidas se preciso for. Há um acompanhamento atrás de telemedicina por uma equipe multiprofissional junto à pessoa por 14 a 21 dias. A conduta de prevenção foi aprovada por quem entra no litoral, a exemplo do motorista Eduardo Gomes. “A iniciativa é eficaz porque ajuda a combater a disseminação do coronavírus, é muito importante esse combate”, enfatizou Eduardo. Continue lendo “Mais de dois mil casos de Covid-19 foram identificados nas barreiras sanitárias no litoral”

Agricultura em pauta: estreitando vínculos entre município e estado

A Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento, Iracema Albuquerque juntamente com a assessora Clara Oliveira participaram hoje de uma agenda com a Sra. Patrícia Vasconcelos, secretária estadual da agricultura familiar (SAF), bem como o Sr. Luciano Sousa, diretor da pasta.

A agenda ocorreu por vídeo conferência e teve a finalidade de estreitar relacionamentos com a secretaria estadual, bem como buscar parceria para o desenvolvimento da agricultura familiar no município de Bom Princípio do Piauí.

No primeiro momento a secretária Iracema Albuquerque solicitou a inclusão do município no Projeto Quintais Agroecológicos, bem como na distribuição de alevinos e ainda aquisição de tratores agrícolas. A secretária Estadual Sra. Patrícia Vasconcelos mostrou-se feliz ao ver a demanda municipal e reiterou em sua fala a importância dessa parceria estado e município.

Na ocasião, foi disponibilizado o E-BOOK (documentário onde estar registrado as ações da SAF, para que o município possa está fazendo seus encaminhamentos). Continue lendo “Agricultura em pauta: estreitando vínculos entre município e estado”

Parnaíba: Audiências públicas da PPP do aeroporto acontecem na próxima semana

A Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), realizará na próxima semana, as audiências públicas da Parceria Público Privada (PPP), do Aeroporto de Parnaíba – Prefeito Dr. João Silva Filho. Esse projeto tem por objetivo melhorar a qualidade dos serviços e fomentar o turismo e desenvolvimento na região do litoral piauiense. Na segunda-feira (12), acontece a audiência em Teresina, às 9h no auditório da Piauí Conectado, e será híbrida, com transmissão pelo canal do Governo no Youtube (https://youtu.be/J9q4IRDSY2g). Já na terça-feira (13), é a vez da audiência em Parnaíba, às 9h no auditório do Sebrae.

Aeroporto de Parnaíba Foto: Gabriel Tôrres/CT

Parnaíba se destaca pelo potencial turístico, com número estimado de visitantes na região sendo 1 milhão de pessoas por ano. A cidade é uma das paradas da Rota das Emoções, passeio que inclui Jericoacoara (CE) e Lençóis Maranhenses (MA). Além disso, é a base para conhecer o Delta do Parnaíba, único delta em mar aberto das Américas.

Parnaíba é considerada pelo Ministério do Turismo como ponto turístico com alto número de empregos no setor, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem e potencial de fluxo de turistas internacionais. “Esse é o aeroporto mais próximo da Europa. Ele já tem uma estrutura bastante adequada, que será modernizada. Isso vai trazer mais voos e mais turistas, além de viabilizar o transporte de cargas e melhorar a base de produção local. É uma PPP de infraestrutura que vai gerar emprego e movimentar a economia não só de Parnaíba, mas também Luís Correia e Ilha Grande”, comenta a superintendente da Suparc, Viviane Moura.

O aeroporto tem ainda potencial de ser um centro de distribuição de cargas, considerando sua localização central em relação a outras grandes cidades do Nordeste. Também está próximo de uma zona de processamento de exportação (ZPE) e pode ser utilizado na importação de insumos, assim como na exportação da produção, e algumas cargas poderiam ser movimentadas até o aeroporto, como farmacêuticos e outros produtos com valor agregado elevado.

A empresa vencedora da licitação ficará responsável pela administração, conservação, implantação de melhorias e operação aeroportuária no aeroporto. A concessão será de 32 anos e tem valor estimado de investimento de cerca de R$ 112 milhões. De acordo com as previsões dos estudos da PPP, a movimentação de passageiros em 2050, considerando a entrada de novas rotas comerciais domésticas e início das rotas internacionais, é de 500 mil. Ainda nesse cenário, a receita anual estimada para o aeroporto em 2050 seria de R$ 16,69 milhões. Continue lendo “Parnaíba: Audiências públicas da PPP do aeroporto acontecem na próxima semana”

Pavimentação da estrada entre Cocal a Bom Princípio segue acelerada

Em parceria com o Governo do Estado, através do Governador Welington Dias e com o apoio do Coordenador Geral do Pro Piauí, Rafael Fonteles, Rubens Vieira já mostra nos primeiros dias à frente da coordenação do Pro Piauí Planície Litorânea, a realização de um trabalho comprometido e o início de um grande projeto de desenvolvimento para a região.

Ele visitou nesta quinta-feira (08) a obra de Pavimentação Asfáltica da estrada que liga Cocal a Bom Princípio, que segue em ritmo acelerado de trabalhos.

 

Nota de pesar do ex-prefeito Girvaldo Albuquerque e da vereadora Sílvia Ataíde

O ex-prefeito Municipal de Cajueiro da Praia, Dr. Girvaldo Albuquerque e a vereadora Silvia Ataíde, manifestam o seu pesar e sua solidariedade aos familiares do Senhor JOSÉ RIBAMAR ARAÚJO, falecido hoje(09.04.2021), aos 75 anos de idade, na cidade de Teresina.

“Dr. Ribamar”, como era conhecido, foi Advogado, Contador, servidor aposentado da Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí. Ocupou cargos na Administração Municipal nos governos do Ex Prefeito Girvaldo Albuquerque. Secretário de Administração e Finanças, de 2005 a 2012 e Chefe de Escritório em Teresina, de 2017 a 2020.

Homem culto, inteligente, de conduta ilibada durante toda sua vida pública, prestou grandes serviços à Administração Municipal de Cajueiro da Praia.

Ao tempo que nos irmanamos à família enlutada diante da imensurável dor e inestimável perda de um grande homem e servidor de grande caráter, desejamos nossos sinceros sentimentos e que Deus o receba em sua morada.

Girvaldo Albuquerque da Silva
Ex-Prefeito Municipal de Cajueiro da Praia

Sílvia Basto de Ataíde Silva
Vereadora

Em 24 hs Parnaíba bate recorde e 07 pessoas morrem de Covid-19

Parnaíba na região norte do Piauí teve nas últimas 24 horas o maior registro de mortes provocados pela covid-19 desde o início da pandemia. Na cidade 04 mulheres e 03 homens morreram em decorrência da doença no dia de ontem(07).

Até o momento o município tem 11.312 casos confirmados de covid-19 com um total de 254 mortes de parnaibanos. Em Parnaíba apenas o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e a antiga Clínica Pro-médica são referências para atendimento de doentes de covid-19.

Recentemente, a Prefeitura e Governo do Piauí firmaram parceria para reabertura de um Hospital de Campanha que atendia doentes de covid que funcionou ano passado e foi fechado, mas até o momento a unidade ainda não está recebendo doentes para internações.

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está instalando, desde terça-feira (6), um tanque de oxigênio para o funcionamento do Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima, localizado em Parnaíba. A unidade de saúde vai funcionar como um anexo 2 do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), recebendo pacientes com Covid-19. Continue lendo “Em 24 hs Parnaíba bate recorde e 07 pessoas morrem de Covid-19”

Secretaria de Estado da Saúde instala tanque de oxigênio no Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima, em Parnaíba

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está instalando, nesta terça-feira (6), um tanque de oxigênio para o funcionamento do Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima, localizado em Parnaíba.

A unidade de saúde vai funcionar como um anexo 2 do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), recebendo pacientes com Covid-19.

O hospital funcionou em 2020, mas foi desativado pela prefeitura quando a ocupação dos leitos diminuiu.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, a expectativa é de que o anexo volte a funcionar ainda esta semana. “Vamos fazer os testes com o tanque de oxigênio como o resfriamento e, acreditamos que, até o fim da semana, o hospital estará pronto para atender os pacientes com Covid”, diz o gestor.

Em Parnaíba, houve um crescimento do número de pessoas infectadas e que precisam de internação. Segundo Florentino Neto, é necessária a ampliação dos leitos. “Como o Hospital Nossa Senhora de Fátima não tinha reservatório de oxigênio, fizemos uma parceria com o município e o equipamento já está sendo instalado Continue lendo “Secretaria de Estado da Saúde instala tanque de oxigênio no Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima, em Parnaíba”

Policiais militares começam a ser imunizados em Parnaíba amanhã (07)

A imunização de policiais militares do 2° Batalhão de Polícia Militar do Piauí Major Osmar começa na manhã de quarta-feira (06/04), e serão priorizados os profissionais que apresentam maior risco de saúde, preferencialmente aqueles que estão em patrulhamento nas ruas e atuando em barreiras sanitárias. O Corpo de Bombeiros Militar seguirá a mesma a conduta.

Isso devido à oferta momentaneamente insuficiente de doses da vacina de imunização contra a Covid-19. A imunização dos policiais militares em Parnaíba será feita na própria sede da corporação. Continue lendo “Policiais militares começam a ser imunizados em Parnaíba amanhã (07)”

Bom Princípio do Piauí recebe 232 doses da vacina contra o Coronavírus

Bom Princípio do Piauí recebeu na manhã de ontem, domingo (04/04), mais uma remeça de vacinas contra o Covid-19. Desta vez, 232 doses do imunizante usado no combate ao novo Coronavírus, chegaram ao município.

As vacinas foram recebidas pela secretária municipal de saúde, Naiara Carvalho e pelo do coordenador da atenção básica, enfermeiro, Jeferson Araújo.

Confira remeça de imunizantes enviada ao município de Bom Princípio do Piauí;

*20 doses referente a 2ª dose para trabalhadores da saúde;

*06 doses referente a 2ª dose para trabalhadores da saúde;

*80 doses referentes a 2ª dose para idosos de 75 a 79 anos de idade;

*112 doses referente a 2ª dose para idosos de 70 a 74 anos de idade;

*02 doses referente a 1ª dose para idosos de 65 a 69 anos de idade;

*03 doses referente a 1ª dose para pessoas com deficiência permanente grave com idade acima de 60 anos;

*09 doses referente a 1ª dose para força de segurança.

As vacinas foram recebidas pela secretária municipal de saúde, Naiara Carvalho e pelo do coordenador da atenção básica, enfermeiro, Jeferson Araújo. Continue lendo “Bom Princípio do Piauí recebe 232 doses da vacina contra o Coronavírus”

Radialista Denilson Freitas morre vítima da covid-19 em Parnaíba

O radialista Denilson Freitas morreu na madrugada deste domingo (04), aos 37 anos, vítima de complicações da covid-19 no município de Parnaíba, litoral do Piauí. O comunicador estava internado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda).

Denilson trabalhou em várias rádios de Parnaíba e era colaborador de um portal de notícias local.

Denilson trabalhou em várias rádios de Parnaíba e era colaborador de um portal de notícias local. O vereador e presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (DEM), lamentou a morte precoce do comunicador e se solidarizou com os familiares e amigos.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vereador Carlson Pessoa (@vereadorcarlson)

“Parnaíba perde um grande cidadão. Nos solidarizamos com os amigos e familiares por esta irreparável perda. Rogamos para que Deus venha confortá-los nesse momento de grande dor”, lamentou. Continue lendo “Radialista Denilson Freitas morre vítima da covid-19 em Parnaíba”

Parnaíba aplica 2ª dose de vacina em idosos de 80 a 84 anos nesta segunda

A Prefeitura de Parnaíba juntamente com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), vai realizar nesta segunda-feira (05) um drive-thru de vacinação da segunda dose contra a covid-19 para idosos de 80 a 84 anos.

O horário será de 08h da manhã até às 17h da tarde, e é necessário levar documento de identificação com foto, CPF e cartão do SUS, além do cartão da primeira dose. A localização do drive-thru vai ser na Avenida São Sebastião, número 2819 no bairro Nossa Senhora de Fátima. Continue lendo “Parnaíba aplica 2ª dose de vacina em idosos de 80 a 84 anos nesta segunda”

Prefeitura de Bom Princípio do Piauí, intensifica ações de combate à Covid-19

Com o intuito de combater a disseminação do vírus da Covid-19 no município de Bom Princípio do Piauí, a prefeitura municipal através da secretaria municipal de saúde, vem intensificando diversas ações afim de combater a disseminação do vírus da Covid-19.

Bom Princípio do Piauí, hoje, conta com 05 (cinco) barreiras sanitárias instaladas nas principais vias de acesso ao município, sendo compostas por agentes da vigilância sanitária com apoio do GPM de Bom Princípio do Piauí. Na qual o prefeito Lucas Moraes juntamente com a secretária municipal de saúde Naiara Carvalho estiveram vistoriando os locais de instalações das barreiras.

“Montamos as Barreiras Sanitárias justamente para evitar que pessoas, que por ventura, esteja com febre alta, tosse, falta de ar ou outros sintomas possam entrar no município, sem uma averiguação da secretaria. Temos um termômetro para aferição de temperatura em todas as barreiras e dependendo do estado que se encontre a pessoa, ela receberá orientações dos membros do Comitê de enfrentamento à Covid-19. Os veículos também são inspecionados, para maior segurança nessa luta contra o novo coronavírus”, explicou a secretária municipal de saúde, Naiara Carvalho. Continue lendo “Prefeitura de Bom Princípio do Piauí, intensifica ações de combate à Covid-19”

Semana Santa: Polícia reforça fiscalização no litoral do Piauí

Equipes da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária estão realizando fiscalizações em todo o Piauí com objetivo que haja o cumprimento do decreto assinado pelo governador Wellington Dias. Nesta quinta-feira, 1º de abril, as equipes serão ainda mais reforçadas com apoio policial de Teresina, principalmente nas praias do litoral piauiense.

No decreto, o governador proibiu o acesso a praias, parques, balneários, cachoeiras e locais que tenham aglomerações até o próximo domingo, dia 4 de abril. Barreiras sanitárias serão instaladas nas entradas das cidades praianas, como Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia.

O transporte intermunicipal também está proibido e até o momento foram lavrados cinco Termos Circunstanciados de Ocorrência para quem desobedeceu o decreto. Continue lendo “Semana Santa: Polícia reforça fiscalização no litoral do Piauí”