Obras da Adutora do Litoral avançam e mais 6 povoados terão água até março

O avanço na obra da Adutora do Litoral, executada pelo Governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), vai permitir que ainda no primeiro trimestre deste ano, moradores de mais seis povoados de Luís Correia passem a contar com redes de distribuição para receberem água nas torneiras de casa. As equipes continuam trabalhando na execução do projeto que vai garantir o abastecimento de água em todos os municípios e povoados da região litorânea do Piauí, beneficiando diretamente cerca de 200 mil pessoas.

Nesta quinta-feira, 20, o Diretor-Geral do IDEPI, Leonardo Sobral, visitou as obras e acompanhou o trabalho da equipe de engenheiros responsáveis pela execução dos serviços que, neste momento se concentra no município de Luís Correia, abrangendo sete povoados. Já foram concluídos os reservatórios e as redes de distribuição de água nos povoados Macapá, Maramar e Carnaubal.

Até o primeiro trimestre deste ano deve ser concluída a implantação dos tubos para a rede de distribuição de água nos povoados Barramares, Arrombado, Sobradinho, Carnaubal, Macapá e Maramar. Só esta etapa vai possibilitar que cerca de 700 novas ligações sejam feitas, das quase quatro mil previstas no projeto. Seguindo o cronograma de novas ligações, os próximos povoados contemplados devem ser Carapebas, Camurupim e Mexeriqueira, até chegar ao povoado de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, até junho deste ano. Continue lendo “Obras da Adutora do Litoral avançam e mais 6 povoados terão água até março”

Prefeitura de Parnaíba anuncia pagamento de novo abono para a Educação

Profissionais da Educação vinculados à Prefeitura de Parnaíba, receberão um novo pagamento referente a mais um abono salarial, correspondente a recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Esse abono corresponde a 30% do vencimento base dos cargos de professores, diretores e área administrativa, que são remunerados com recursos do Fundeb seguindo a Lei Federal Nº 14.276/2021.

Com esse abono a Prefeitura atinge o percentual de no mínimo de 70% conforme determina a Constituição Federal.

Micro-ônibus tomba e deixa passageiros feridos no Povoado Brejinho, em Luís Correia

Um micro-ônibus da empresa Teresinense Planeta Turismo tombou e deixou passageiros feridos na madrugada desta sexta-feira (21), por volta de 3h, no Povoado Brejinho, em Luís Correia, litoral do Piauí.

Conforme informações repassadas pela Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), o motorista do micro-ônibus perdeu o controle do veículo, que acabou saindo da pista e tombando.

Uma mulher foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada para o Hospital Dirceu Arcoverde (Heda) em estado grave.

Já os demais passageiros foram encaminhados, por meio de outro micro-ônibus disponibilizado pela empresa Teresinense Planeta Turismo ao hospital de Cocal. Eles tiveram apenas ferimentos leves. Continue lendo “Micro-ônibus tomba e deixa passageiros feridos no Povoado Brejinho, em Luís Correia”

Curso Técnico gratuito em Fruticultura tem inscrições abertas para Parnaíba

Uma oportunidade de qualificação na gestão de negócios em fruticultura está sendo ofertada em Parnaíba, através do curso técnico de fruticultura. O curso é gratuito e está com inscrições abertas.

Parnaíba tem vocação para fruticultura irrigada e tem oportunidades de negócio para quem quer empreender. Frente a essa realidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) está oferecendo em Parnaíba um Curso Técnico Semipresencial em Fruticultura. é preciso ter concluído o ensino médio e no momento da seleção terão prioridade pessoas vinculadas a atividade rural.

As inscrições seguem até o dia 24 de janeiro e podem ser feitos pelo site do SENAR. O curso é voltado para a gestão de negócios para o setor de fruticultura sendo 70% online e 30% presencial, totalmente gratuito e será realizado na sede da Gerência Regional do Sebrae em Parnaíba.

Inscreva-se aqui!

Por Daniel Santos | Portal Costa Norte

PRF apreende carregamento de crack de mais de R$ 30 mil, em Buriti dos Lopes

A Polícia Rodoviária Federal em Parnaíba apreendeu drogas por volta das 16h de quarta-feira (19/01) durante fiscalização a um veículo no quilômetro 55 da BR 343, no município de Buriti dos Lopes, norte do Piauí. Dois homens, de 27 e 29 anos e três mulheres de 27, 28 e 33 anos foram flagrados e no veículo havia 3,030 Kg de crack e uma pequena quantidade de maconha que foram encontrados pelos policiais.

O grupo foi preso por tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico. Segundo Lopes Sobrinho, chefe da Delegacia da PRF em Parnaíba, o condutor do veículo Fiat/Mobi tentou fuga; mas o carro foi interceptado. A droga, avaliada em R$ 30.300,00, tinha como origem Teresina e destino Parnaíba. O caso foi levado para a Polícia Federal. (Por: Daniel Santos | Portal Costa Norte)

Leitos Covid-19 são reativados em Parnaíba e atingem 90% da capacidade de internação

A demanda aumentou significativamente de pessoas com sintomas gripais vítimas da Influenza e da Covid-19. O resultado disso está na abertura de novos leitos com uma ocupação de 90% da capacidade de internação. Estão disponíveis, no Anexo II do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), 20 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 35 leitos clínicos. Antes eram 10 de UTI e 20 clínicos.

O Anexo II do HEDA é a entrada, em Parnaíba, para o tratamento de pessoas vítimas da influenza e da Covid-19. Em situações graves as pessoas são internadas e é feito o exame para identificar de qual doença está vitimado o paciente. Mesmo havendo demanda alta de pacientes infectados, as internações são de pessoas não vacinadas ou vítimas da influenza, segundo o diretor administrativo Daniel Miranda.

Este mês de janeiro está sendo muito desafiador para o sistema de saúde que estava com as internações em queda. Agora se fez necessária a retomada de mais leitos que estão quase no limite da capacidade e havendo ainda muita procura de pessoas infectadas por atendimento no Anexo II do Hospital Dirceu. Uma realidade que é reflexo da negligência quanto ao distanciamento social e uso de máscaras, por exemplo. (Por: Daniel Santos | Portal Costa Norte)

Parnaíba inicia vacinação de crianças contra a Covid-19

Nesta terça-feira (18), crianças de 05 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente, começaram a receber a primeira dose da vacina pediátrica da Pfizer. A primeira criança a receber o imunizante foi o pequeno R. N.S. de 09 anos, que tem paralisia cerebral. A vacina foi aplicada por profissionais da Unidade Básica de Saúde Dr. Dib Tajra, no Bairro São Francisco, em Parnaíba.

Foto autorizada pelos responsáveis pela criança

O sistema de vacinação para crianças está funcionando com agendamentos que devem ser feitos por pais ou responsáveis nas próprias Unidade Básicas de Saúde.

A vacinação para este público infantil será realizada com o imunizante da Pfizer, único até o momento, autorizado para aplicação em crianças pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O intervalo entre a primeira e segunda dose é 08 semanas, e para vacinar crianças, é necessário que pais ou responsáveis além de agendar a dose, as acompanhem até o local de aplicação. (Por Romualdo Neves | Portal Costa Norte)

População de Barra Grande se mobiliza para defender propriedade

O clima de tensão voltou a tomar conta de Barra Grande, no litoral piauiense, durante o final de semana. Homens armados derrubaram barracas de praias e casebres de taipas na área que está sendo reivindicada por um casal de Teresina. Uma cerca de arame foi armada em volta das barracas. Os proprietários reclamam que até mesmo a rua que dá acesso à praia foi isolada.

Nos grupos de moradores nativos, um sentimento de revolta começa a mobilizar a comunidade para reagir ao que eles consideram uma invasão aos terrenos de moradia que, segundo argumentam, pertencem à União.

Os ânimos estão acirrados dos dois lados e os moradores de Cajueiro da Praia já pediram a intervenção da Polícia Federal para evitar que haja um confronto armado. Pelas mensagens que circulam nos grupos de WhatsApp locais, algumas pessoas começam a convocar a população para uma reação mais dura.

A polícia precisa agir urgentemente em Cajueiro da Praia para evitar que as ameaças que estão sendo feitas diariamente de ambas as partes não se transformem em tragédia.

Por: Claúdia Brandão | Cidade Verde

 

Mototaxista morre após colisão com caminhonete na BR-343, em Parnaíba

No início da noite desta quinta-feira (13), um acidente envolvendo uma caminhonete e uma motocicleta, resultou na morte de um homem identificado como, Antônio Veras Carneiro, de 56 anos. O acidente ocorreu na BR-343, na proximidades do conjunto Caminho da Alvorada, em Parnaíba.

De acordo com informações de populares que estavam no local, Antônio Veras, que trabalhava como mototaxista, foi atingindo por uma caminhonete, modelo Ranger, com placas de Teresina, enquanto levava um passageiro de Luís Correia para Parnaíba. O mototaxista não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O motorista da caminhonete não prestou socorro a vítima e fugiu do local.
(Renato Carlos/Lupa1)

Em nota, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), diz que o motorista da caminhonete fez uma manobra irregular, não respeitando a preferencial da motocicleta, que vinha no sentido oposto. O homem fugiu do local sem prestar socorro a vítima.

Segundo moradores da região, o motorista da caminhonete mora no conjunto Caminho da Alvorada, nas proximidades de onde ocorreu o acidente. Ele não foi encontrado no local, e provavelmente, fugiu para sua residência.

Motocicleta envolvida no acidente ficou parcialmente destruída.
(Renato Carlos/Lupa1)

O passageiro, que estava com a vítima, foi atendido por uma unidade de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e encaminhado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). O homem de 26 anos, não foi identificado e sofreu ferimentos leves.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi chamada para o local para realizar a perícia. Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) foi acionada para recolher o corpo da vítima.

Lupa1

Influencer denuncia que foi expulsa por uso de biquíni do Parnaíba Shopping

A influencer Leysa Lima denunciou em suas redes sociais nesta segunda-feira (10), que teria sido expulsa do Parnaíba Shopping por estar usando biquíni. Ela chegou a publicar um stories em sua conta no Instagram sobre normalizarem o uso do traje de banho nesse tipo de local.

A blogueira, que recebeu mensagens de apoio e críticas pela atitude, explicou que estava apenas usando a parte de cima do biquíni. Ela teria ido ao shopping comprar um presente e em seguida iria para a praia.

Influencer denuncia que foi expulsa por uso de biquíni do Parnaíba Shopping (Foto: Reprodução/ Instagram)

“Fui postar o boomerang para vocês ‘normalizem andar de buquine no shopping’ e fui expulsa. Mandaram eu sair. Normalizem sim, por que é normal. Estou indo para praia e passei para comprar um presente. Estava só com a parte de cima. A parte debaixo estava com short cintura alta, não estava nada nua, nada demais. Mil pessoas também já foram expulsas”, explicou Leysa Lima. Continue lendo “Influencer denuncia que foi expulsa por uso de biquíni do Parnaíba Shopping”

Parnaibana pede ajuda para arcar com despesas de tratamento contra doença grave

Mariane Pontes é uma moça sorridente amiga e que não esconde a alegria de simplesmente viver. Aos 21 anos de idade, ela que estava acostumada em estar sempre rodeada de amigos e da família, teve que ir para longe de todo mundo que a ama para tratar um problema até então desconhecido. “Todo o tempo que eu a conheço, são 18 anos de convivência minha com ela, eu nunca tinha visto ela assim, doente […] Tem mais ou menos um mês e pouco que ela começou a apresentar os sintomas. Ela começou a apresentar algumas manchas pelo corpo – manchas roxas, e logo depois ela começou a ter cansaço, por exemplo, ela não vestia mais uma roupa sem sentir o cansaço”, relatou a prima de Mariane – Gabriela Pontes. Segundo ela, a jovem foi diagnosticada com leucemia.

A leucemia é um câncer maligno que tem início na medula óssea do paciente, local onde as células sanguíneas são produzidas. Elas sofrem mutação genética e são transformadas em células cancerosas, com funcionamento inadequado e multiplicação rápida e maior do que as células normais.

Uma jovem no auge da vida, esbanjando vitalidade, era a última pessoa que alguém poderia imaginar que fosse apresentar um problema como esse. Uma sala de hospital não foi o suficiente para tirar o seu sorriso, e com a força de amigos e de pessoas que simplesmente sentem prazer em ajudar quem precisa, Mariane tem uma chance de ter um tratamento eficaz. Continue lendo “Parnaibana pede ajuda para arcar com despesas de tratamento contra doença grave”

Mão Santa recebe alta e deve voltar para Parnaíba no decorrer da semana

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, recebeu alta médica na manhã desta segunda-feira (10) após concluir o tratamento para pneumonia em Teresina.

O gestor foi para o apartamento da filha Dra. Daniela e deve retornar à Parnaíba no decorrer da semana. Mesmo internado, Mão Santa seguiu com a agenda administrativa a partir do hospital.

Agora o prefeito Mão Santa vai continuar despachando junto ao secretariado na capital até que volte para a cidade de Parnaíba juntamente com a secretária Adalgisa Moraes Souza. (Com informações do Meio Norte)

Litoral do Piauí registrou quatro assassinatos em menos de 24h

Neste final de semana, o Litoral do Piauí registrou quatro homicídios em um intervalo de menos de 24 horas. As mortes violentas, todas por arma de fogo, foram registradas em Cajueiro da Praia, Parnaíba e Luís Correia.

O primeiro assassinato aconteceu no sábado (08) em Cajueiro da Praia, no povoado de Barra Grande. Um homem identificado apenas como Roberval, 28 anos, foi morto com cerca de 15 tiros. Os criminosos chegaram em um carro preto e efetuaram os disparos. Já na manhã do domingo (09), também em Barra Grande, um homem identificado pela alcunha de João Lá de Casa, 43 anos, foi assassinado a tiros. A vítima era natural do Ceará, mas ainda não se sabe a motivação do crime.

Na parte da tarde, um jovem de 26 anos identificado como Francisco Gustavo foi morto a tiros em Parnaíba, no bairro Baixa da Carnaúba. Os acusados do homicídio chegaram em um carro e cometeram o crime. Continue lendo “Litoral do Piauí registrou quatro assassinatos em menos de 24h”

Filiação de Gracinha ao PP é adiada para contar com prefeito Mão Santa

Agendada para esta sexta-feira, 7, a filiação da secretária de Infraestrutura Gracinha Moraes Souza ao Progressistas foi adiada em virtude da impossibilidade da participação do prefeito Mão Santa, que está concluindo o tratamento de pneumonia em Teresina e só deve retornar a Parnaíba na semana que vem.

A confirmação de Gracinha no Progressistas para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí veio do presidente nacional do partido e ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. Ele destaca que a filiação atende a um pedido do próprio presidente Jair Bolsonaro, que tem o prefeito Mão Santa e sua família com importantes aliados no Piauí. Continue lendo “Filiação de Gracinha ao PP é adiada para contar com prefeito Mão Santa”

Flávio Bolsonaro liga para Gracinha e diz que irá a filiação em Parnaíba

O senador Flávio Bolsonaro telefonou para a secretária Gracinha Mão Santa na noite de terça-feira (4) para dizer que irá a Parnaíba para a filiação dela, qualquer que seja o partido, e manifestará o apoio dele à candidatura dela a deputada estadual, em nome do presidente Jair Bolsonaro.

O ministro Ciro Nogueira conta com Gracinha no PP, mas o grupo da gestora vê que na megachapa do Progressistas para a Assembleia ela pode ter dificuldades e não descartam que ela saia por outra sigla.

KARNAK DE OLHO

O Palácio de Karnak, que já tem o ex-governador Zé Filho e a ex-deputada Juliana como aliados, também ambiciona o apoio tanto do prefeito Mão Santa (DEM) quanto de Gracinha, mas o caminho é pedregoso. Continue lendo “Flávio Bolsonaro liga para Gracinha e diz que irá a filiação em Parnaíba”