O Brasil é enorme e repleto de lugares encantadores. E alguns deles ficam no Piauí, mais especificamente em Parnaíba. Os nossos vizinhos tem um litoral surpreendente, repletos de cantinhos ainda pouco explorados e várias opções de turismo e diversão.
Estive por lá a convite de amigos e me apaixonei por PHB, já compreendendo a opção de algumas das pessoas que conheci durante esse período e que largaram a vida maluca em metrópoles para viver na rotina parnaibana. Entre tantos momentos especiais, listei cinco dicas imperdíveis para quem for visitar Parnaíba (e proximidades)
A pousada Vila Itaqui
Fui à Parnaíba para curtir o feriado na pousada Vila Itaqui, ainda sem saber muito o que me aguardava em terras piauienses. A pousada pertence à família de alguns amigos que sempre contaram histórias incríveis vividas por lá. E, de fato, só ficar ali já seria uma viagem massa, uma vez que o espaço é completo, com bangalôs de acomodação, restaurante, piscina, loja e luais que acontecem esporadicamente. Lá também é ponto de encontro de kite surfistas, com escolinhas para quem quer aprender ou campeonatos de profissionais. No feriado, mesmo muito lotado, o lugar inspirava muita tranquilidade e silêncio, com família e grupos de amigos que curtem a natureza. Só não é pet friendly (talvez para preservar também a fauna que mora por lá). Dica: no restaurante, peçam dadinhos de queijo, casquinha de caranguejo e filet à parmegiana.
2. O passeio pelo Delta do Parnaíba (casa de caboclo)
Também fui levada ao passeio pelo Delta do Parnaíba sem qualquer informação prévia. Só diziam que valeria a pena. E como valeu! O Delta é considerado uma das paisagens mais bonitas do mundo e o passeio inclui epelhos d´água, mangues, dunas, lagoas, animais silvestres, e ainda o encontro do rio com o mar. No passeio (feito de lancha – para menos pessoas – ou de catamarã – para até 60 pessoas), é possível fazer algumas pausas no caminho para um banho no mar, assistir ao pôr do sol nas dunas e ainda comer algum petisco na Casa de Caboclo (foto), que também é uma pousada. De lancha, o passeio custou 250 reais e durou um pouco mais de três horas.
Em Fortaleza, existe uma tradição de comer caranguejo toda quinta-feira e eu costumo cumprir esse costume da terrinha. Mas, mesmo com tanto conhecimento da iguaria, nunca experimentei nada parecido como o caranguejo de Parnaíba. No restaurante que fomos, ele é servido sem molho, acompanhado de vinagrete. Ou seja, completamente diferente da receita tradicional cearense. E o sabor é excepcional! Como é fresquinho, a carne solta super fácil e é absurdamente deliciosa, mesmo sem acompanhamento algum.
O mar de Parnaíba tem poucas ondas e o vento é alucinante. Ou seja, o local perfeito para a prática de Kite. Inclusive os dois últimos campeonatos brasileiros de Kite aconteceram por lá. Ou seja, para os amantes do esporte, é o local ideal.
5. A cajuína e a cachaça mangueira
Na última dica, reuni duas bebidas que você tem que experimentar. A primeira é a Cajuina Cristal, produzida com caju orgânico dos tabuleiros litorâneos em Parnaíba. Como é totalmente natural, o sabor também se diferencia e aí que está o charme dela, uma vez que o gosto pode ser novo a cada garrafa, mas sempre delicioso e refrescante. A outra é cachaça mangueira. Fabricada de maneira artesanal, a cachaça tradicional do Piauí é produzida com matéria prima isenta de adubos químicos.
Por: Gabriela Dourado | desenroladas