Covid-19: Wellington diz que deverá adotar vacina até março de 2021

O governador Wellington Dias (PT) disse na manhã desta segunda-feira (23), durante solenidade no Palácio de Karnak, que o Brasil deverá iniciar a primeira etapa de vacinação contra o coronavírus entre os meses de janeiro a março de 2021.

Wellington Dias, que é presidente do Consórcio Nordeste, afirmou que se reuniu com outros governadores ainda nesta manhã e juntos traçaram uma perspectiva de que as vacinas, atualmente em testes, possam ser disponibilizadas logo após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


“Eu tratei hoje sobre isso com alguns governadores. Nós temos uma perspectiva real de, em dezembro, concluir a terceira fase de pelo menos duas das quatro vacinas no Brasil. Estão bem avançadas as vacinas da Sinovac, da China, da Pfizer, americana, Sputnik V, que é da Rússia, vacina de Oxford, que é do Reino Unido. Seja qual for a vacina, estamos trabalhando para que ela entre no Plano Nacional de Imunização”, disse o governador.

Wellington Dias ressaltou que a Anvisa já aprovou um modelo emergencial e após a conclusão da terceira etapa de testes uma das vacinas estará pronta para utilização. “A perspectiva é que tenhamos condições de aprovar a vacina agora. A Anvisa aprovou um modelo emergencial autorizando o uso de vacina, isso é fundamental para que a gente, concluindo a terceira etapa, já engate imediatamente nessa autorização da Anvisa, permitindo que entre janeiro e março já tenhamos vacinação no Brasil”, finalizou.

GP1