Decreto: Isolamento social é prorrogado até o dia 06 de julho no Piauí

O governador Wellington Dias (PT) anunciou na tarde desta segunda-feira (22) que vai prorrogar a quarentena até o dia 06 de julho por causa da propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O chefe do executivo estadual também apresentou dados da sétima pesquisa sorológica encomendada pelo Governo, que foi realizada entre os dias 17 a 20 deste mês, em onze cidades do Estado. Das 4.009 pessoas que participaram do processo, 412 testaram positivo para o vírus para o novo coronavírus.

A pesquisa estima que há, até esse momento, cerca de 334 mil pessoas com vírus no Piauí. De acordo com o Governo, o número é um salto grande se comparado com a última pesquisa, que apontou cerca de 134 mil pessoas com a doença. Uma nova reunião foi marcada para o dia 29 junho vai avaliar a situação no vírus no Estado para novas tomadas de decisões.

Segundo o Instituto de Amostragem, outro dado da pesquisa chamou a atenção: a taxa de infecção por coronavírus. O índice que estava em 4 subiu para 10.

Com isso, a retomada das atividades comerciais ficará um pouco mais distante.O governador disse que nesta terça-feira (23) se reúne com empresários para unificar o protocolo de reabertura do comércio.

“Amanhã teremos uma reunião de regramentos com empresários para unificar o protocolo de reabertura do comércio. A ideia é fazer uma retomada com segurança seguindo todos os protocolos de saúde”, disse.

Wellington Dias relatou dificuldades para contratação de médicos que integrasse a crianção de novos leitos de UTIs. Profissionais de outros estados devem ocupar parte das vagas. Atualmente, o Piauí dispõe de 469 vagas.“É um problema grave. Agora vem o problema do medicamento, a medida vai ser a importação”, completou.

Mais uma vez, Dias lamentou o descumprimento ao isolamento social. ““Tínhamos uma curva menos acelerada e houve uma aceleração. As pessoas deixaram de cumprir as regras do isolamento social. Com mais pessoas nas, mais pessoas são infectadas e temos uma parte que vai para o adoecimento, isso levou um aumento da ocupação dos leitos nos hospitais no Piauí”, completou.

Na manhã desta segunda-feira (22), em entrevista ao Bom Dia News, o governador anunciou que vai decretar luto oficial em todo o estado, em respeito aos 502 mortos pelo novo coronavírus. O documento será publicado ainda hoje no Diário Oficial do Estado (DOE).

O último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) aponta para 14.447 infectados. Os pacientes recuperados são 841.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.