Delegado Cadena Júnior é nomeado para coordenar Força Integrada de Segurança

O secretário de Segurança Pública do Piauí, coronel Rubens Pereira, nomeou o atual subsecretário de Segurança Pública e Diretor de Gestão Interna da SPP-PI, delegado Cadena Júnior, para o cargo de Coordenador Geral da Força Estadual Integrada de Segurança Pública. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de 2 de julho.

Delegado Cadena Júnior (Foto: Marcelo Cardoso/GP1)

Cadena era coordenador da Delegacia de Prevenção e Repressão ao Entorpecente – DEPRE – e se tornou subsecretário após ser nomeado pelo governador Wellington Dias (PT), quando o secretário de Segurança era o deputado federal Fábio Abreu (PL).

O coronel Rubens também designou o delegado Luciano Alcântara, a coronel Júlia Beatriz e o coronel Emídio José Medeiros para atuarem como Coordenador Operacional da Força Estadual Integrada de Segurança Pública.

Força Estadual Integrada de Segurança Pública

O governador Wellington Dias (PT) assinou decreto do dia 25 de junho, instituindo no Piauí a Força Estadual Integrada de Segurança Pública e o Comitê Científico para Políticas de Segurança Pública, no âmbito da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI).

A Força Estadual vai atuar em ações de segurança pública e de defesa civil, destinadas à preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio, em cooperação com outras Secretarias de Estado, e também poderá desenvolver suas atividades em regime de cooperação com autoridades federais, dos demais Estados e do Distrito Federal.

Comitê Científico

Segundo o decreto estadual, o Comitê Científico para Políticas de Segurança Pública será formado por profissionais e especialistas em segurança e políticas públicas, oriundos da sociedade civil e do poder público, para fins de assessoramento e orientação das ações da Força Estadual Integrada de Segurança Pública.

GP1