Governador prorroga quarentena e irá apresentar cronograma de reabertura de toda economia

O governador Wellington Dias (PT) publicará nesta terça-feira (7) decreto prorrogando o isolamento social no Piauí até o mês de setembro. O decreto está sendo elaborado e sairá ainda hoje.

Wellington Dias também divulgará o cronograma com datas para os novos setores que serão reabertos em julho, agosto e setembro.

Os novos setores serão reabertos a cada 15 dias quando forem avaliados os dados epidemiológicos.

O governo prevê também que se houver aumento de casos haverá o fechamento de setores.

O decreto determina ainda “lockdown parcial” no estado em todo o mês de julho como anunciou a Prefeitura de Teresina.

As autoridades sanitárias reforçam o pedido de uso da máscara e respeito ao isolamento social.

Após reunião com o Comitê de Operações Emergenciais contra a Covid-19 (COE), o governador Wellington Dias (PT) decidiu manter o decreto de isolamento social no estado. Nesta terça-feira (07), ele apresenta o cronograma final de reabertura de todos os setores da economia.

Pelo novo cronograma, previsto para ser divulgado até o final do dia, o processo de reabertura da economia, com o início ontem, tem o final previsto para o mês de setembro. A reabertura foi iniciada pelas áreas da construção civil, de serviços de saúde e automotivos.

O novo cronograma trará previsão de reabertura para todos os outros setores da economia como comércio, estética, eventos, educação e atividades religiosas. O tempo que levará para a reabertura de cada setor dependerá de características como a possibilidade de aglomeração de pessoas e riscos de contaminação.

O governo apresentou o protocolo de reabertura da construção civil e laboratórios clínicos e postos de coleta. Os dois setores só poderão funcionar se atenderem às condições dos protocolos específicos e o protocolo geral de recomendações higiênicas e sanitárias.

Para iniciar o funcionamento, o estabelecimento é obrigado a apresentar o Plano de Segurança Sanitária e Contenção da Covid-19. A apresentação se dará em meio virtual com a inserção do Plano de Segurança no site Pro Piauí.

Por: Lídia Brito e Yala Sena | Cidade Verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.