Governo do Piauí divulga protocolo de retomada para órgãos públicos; veja medidas

Elaborado pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), o Governo do Piauí anunciou na quarta-feira (4) uma série de medidas que deverão ser obedecidas para a retomada dos trabalhos presenciais nos órgãos públicos da administração estadual, suspensos por conta do novo coronavírus (Covid-19).

O protocolo obedece às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e estabelece o controle de acesso nos órgãos públicos, distanciamento entre pessoas e uso de equipamentos de proteção individuais (EPIs).

“Para manter o distanciamento, será necessário, em alguns casos, mudar a posição dos móveis, colocar divisórias, pensar na organização da entrada, de forma a evitar aglomeração. Tudo isso precisa ser feito antecipadamente”, explica o gestor titular da SeadPrev, Merlong Solano.

Apesar disso, ainda não há uma data para retomada dos trabalhos presenciais, no entanto, a estimativa é que isso aconteça de forma gradual e em regime de escala em determinadas situações. No momento, parte dos serviços estão sendo prestados através de atendimento remoto.

“Temos a difícil missão de garantir o atendimento que a sociedade precisa e, ao mesmo tempo, impedir que os órgãos se transformem em focos da doença, uma vez que a circulação de pessoas costumava ser grande nesses locais”, afirma o secretário, ressaltando que cada gestor poderá fazer adequações ao protocolo. 

Somado a isso, a SeadPrev, em parceria com a Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCom), está desenvolvendo outras ações para esclarecer os servidores sobre formas de prevenção ao vírus. Além de uma cartilha virtual, o órgão distribuiu cartazes com orientações pelas repartições públicas do estado.

Por: Breno Cavalcante | Portal ODia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.