Hospital Estadual Dirceu Arcoverde inicia atendimento para o Mutirão de Cirurgias Eletivas Pediátricas

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), já eu início à etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas Pediátricas, realizado pelo Governo do Piauí através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). No período de 6 a 27 de março, o HEDA recebe encaminhamentos de pacientes, para formação de uma fila única, para em um segundo momento agendar as cirurgias.

As demandas são enviadas pelo município, a partir do cadastro de pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que contam com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) fazendo o intermédio no contato da comunidade, com o atendimento relacionado ao mutirão, que tem um retorno imediato do HEDA, com o envio da confirmação da continuidade dos procedimentos, para as UBS.

De acordo com a diretora do HEDA, Adrízia Fontenele, há também as demandas espontâneas, aquelas em que o hospital é procurado para inscrições no Mutirão de Cirurgias, porque a população teve alguma dificuldade em acessar as UBS ou o ACS, e que também estão sendo prontamente atendidas pela equipe do HEDA. Ainda segundo Adrízia Fontenele, a Sesapi tem a meta de que o HEDA atenda a comunidade com 80 cirurgias pediátricas nesta etapa.

As cirurgias já tem data marcada e 20 serão realizadas no final de semana 07 e 08 de abril. Mais 20 cirurgias, dias 28 e 29 de abril. Ao todo serão aproximadamente vinte tipos diferentes de cirurgias pediátricas, realizadas pelo HEDA no Mutirão de Cirurgias Eletivas Pediátricas.

Durante a abertura do mutirão em Floriano, o Secretário de Estado da Saúde afirmou que “É uma satisfação poder acompanhar de perto e ver o quanto avançamos em levar para mais perto das pessoas esse serviço de saúde. Para a família e as crianças, realizar um procedimento que precisam de forma rápida, com resolutividade e próximo de sua casa, significando mais qualidade de vida”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.