Jagunços brigam para demarcar terra em Cajueiro da Praia

O que era para ser um paraíso idílico no litoral piauiense virou uma arena de guerra pela disputa da posse da terra que, na verdade, pertence à União. Empresários que se apresentam como supostos donos estão derrubando casas, cercando áreas e até mesmo impedindo o livre acesso dos pescadores à praia de Barra Grande.

Ontem, houve confronto em Cajueiro da Praia entre jagunços que lutam para demarcar território para seus patrões, como mostra o vídeo acima. Moradores desesperados choram as casas derrubadas, depois de perderem tudo que haviam conquistado ao longo da vida. Barraqueiros e pescadores estão com suas atividades cerceadas.

Amanhã de manhã haverá uma reunião convocada pela Comissão Ilha Ativa, com a presença de engenheiros de pesca, para fazer um levantamento das áreas da Praia de Baixo. A proposta é mapear toda a área para uso dos pescadores que tiram dali o sustento das suas famílias.

A lei precisa ser restabelecida em Cajueiro da Praia para que a comunidade volte a viver e trabalhar com tranquilidade e os turistas possam frequentar uma praia tranquila, preservada da especulação descontrolada.

Por: Cláudia Brandão | Cidade Verde