ONU garante 8 milhões de doses de vacinas ao Brasil, diz Wellington Dias

O governador Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste e coordenador do tema da vacina contra covid-19 no Fórum Nacional dos Governadores, anunciou que o Brasil vai receber 8 milhões de vacinas contra covid-19 até o final de maio, sendo que 4 milhões serão enviadas até o fim de abril. A declaração foi dada na noite desta sexta-feira (16), logo após reunião com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os governadores solicitaram reunião com as duas organizações internacionais com objetivo de pedir ajuda humanitária ao Brasil para aquisição dos imunizantes e de sedativos que compõem o ‘kit intubação’. Quem atendeu à solicitação foi a secretária-geral adjunta da ONU, Amina Mohamed.

Wellington Dias afirmou que na reunião também foi tratado sobre a necessidade da transferência tecnológica para que o Brasil possa produzir o imunizante. “É necessário também o compromisso de tratarem de antecipação de transferência tecnológica para a produção de IFA [Insumo Farmacêutico Ativo] no Brasil, pela Fiocruz, Butantan e outros laboratórios para que o Brasil, a partir daí, possa também ajudar o mundo”, justificou.

Segundo o governador, a OMS deve antecipar o envio de 4 das 8 milhões de doses do consórcio Covax-Facility, assim, 4 milhões serão entregues em abril e as outras 4 milhões, em maio. Continue lendo “ONU garante 8 milhões de doses de vacinas ao Brasil, diz Wellington Dias”

Brasil bate mais um estarrecedor recorde, 4.249 mortes em 24 horas

Todas as previsões mais pessimistas sobre a pandemia do coronavírus no Brasil estão se confirmando. Nesta quinta-feira (8), o Brasil superou sua pior marca de mortes por Covid-19 e registrou 4.249 óbitos em decorrência da doença em 24 horas. Os dados são do balaço do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).

O último recorde de mortes havia sido registrado na terça-feira (6), quando foram contabilizados 4.195 óbitos. Com o novo registro macabro, o total de vidas perdidas para a Covid no Brasil, desde o início da pandemia, saltou para 345.025.

 

*Com informações da Forum

Novo Recorde: 4.195 mortes em 24 horas, por Covid-19, no Brasil

O Brasil bateu nesta terça-feira (6) novo recorde e registrou mais 4.195 mortes por Covid-19, de acordo com levantamento do Conass (Conselho Nacional de Secretários da Saúde). Isso equivale a uma morte a cada 20 segundos.

Segundo dados da plataforma Our World in Data, associada à Universidade de Oxford, apenas dois outros países já tiveram mais de 4.000 vítimas da doença em um só dia: os Estados Unidos, em janeiro deste ano, e o Peru, em agosto de 2020, após a revisão de números represados.

Desde o início de março, o Brasil é o país em que mais se morre por Covid-19. Os Estados Unidos, que estão em segundo lugar nessa lista, tiveram 515 óbitos nesta segunda, o último dado disponível — menos que a metade dos 1.319 registrados por aqui no mesmo dia.

Ao todo, 336.947 brasileiros perderam a vida para a doença causada pelo novo coronavírus.

Ao todo, 336.947 brasileiros perderam a vida para a doença causada pelo novo coronavírus.

Também foram confirmados mais 86.979 casos, totalizando 13.100.580. Continue lendo “Novo Recorde: 4.195 mortes em 24 horas, por Covid-19, no Brasil”

Covid-19: Piauí recebe 129 mil vacinas para 2ª dose da imunização

O Piauí recebeu mais de 129 mil doses de vacinas contra a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, na madrugada desta sexta-feira (02). Ao todo, são 120 mil doses da CoronaVac e 9.250 da Oxford/AstraZeneca. Este é o décimo primeiro lote entregue ao estado e será destinado a primeira fase da vacinação do grupo de segurança e salvamento (6% do grupo) e a complementação de idosos de 65 à 69 anos (1,26% do grupo).

Décimo primeiro lote de vacinas

“Este lote vai permitir o início da vacinação dos grupos de segurança e salvamento e indígenas que foram aprovados em CIB, pela Sesapi, e daremos continuidade a imunização dos idosos de 65 a 69 anos”, lembrou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Também estavam na remessa as vacinas para imunização de 10% dos trabalhadores da saúde, que receberam a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca, da parceria da Fiocruz com a Universidade de Oxford.

“Chegaram também vacinas para aqueles que foram imunizados com a primeira dose a Oxford/AstraZeneca, que deve ter sua segunda aplicação após três meses. Estão inseridas nessa remessa ainda, a segunda dose dos grupos das pautas 8 e 9B”, explicou o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães. Continue lendo “Covid-19: Piauí recebe 129 mil vacinas para 2ª dose da imunização”

Brasil bate novo recorde com 3.780 mortes por covid em 24 horas

O Ministério da Saúde divulgou hoje que o Brasil registrou 3.780 novas mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas. Este é o maior número já registrado pela pasta desde o começo da pandemia.

Até então, o recorde havia sido verificado na última sexta-feira (26), quando foram reportados 3.650 óbitos entre um dia e outro, pelos dados do ministério. Este é o quarto dia no qual o país computa mais de 3 mil mortes pela doença. Desde março de 2020, houve 317.646 óbitos provocados pela doença.

De ontem para hoje, houve 84.494 casos confirmados de covid-19 em todo o país, elevando o total de infectados para 12.658.109 desde o início da pandemia. 

Segundo o governo federal, 11.074.483 pessoas se recuperaram da doença até o momento, com outras 1.265.980 em acompanhamento. Continue lendo “Brasil bate novo recorde com 3.780 mortes por covid em 24 horas”

Governador Wellington Dias encaminha para Alepi antecipação dos feriados de Nossa Senhora Aparecida e Corpus Christi

O governador Wellington Dias encaminhou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta terça-feira (23), o projeto de lei que solicita a antecipação dos feriados de Nossa Senhora Aparecida e de Corpus Christi. A medida deve reforçar o isolamento social no período mais grave de transmissão da Covid-19 e da crise no sistema de saúde pública.

Segundo o texto, o feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, será transferido para 26 de março de 2021 e o feriado de 3 de junho, Corpus Christi, será antecipado para 30 de março.

O chefe do executivo estadual destacou a importância do isolamento social para que o estado consiga barrar a transmissibilidade da Covid-19. “O feriado de 12 de outubro será antecipado para esta sexta-feira (26) e assim esperamos ter condições de barrar um pouco mais o coronavírus, tanto em Teresina, quanto no interior”, declarou. O governador sugeriu à Associação Piauiense de Municípios (APPM) que os municípios do Piauí antecipem seus feriados relativos aos aniversários das cidades para o dia 31 de março.

Segundo o secretário de Estado do Governo, Osmar Júnior, o objetivo é somar feriados antecipados e feriado de Semana Santa somando assim mais dias de isolamento. “Teremos 10 dias entre feriados e finais de semana com medidas restritivas, um período com menos circulação de pessoas e com isso esperamos conter a ampliação da pandemia no estado”, disse o gestor. Continue lendo “Governador Wellington Dias encaminha para Alepi antecipação dos feriados de Nossa Senhora Aparecida e Corpus Christi”

Após inocência, Lula tem engajamento 9,6 vezes maior que Bolsonaro nas redes

O engajamento obtido pelo ex-presidente Lula no Instagram e no Facebook foi 9,6 vezes maior do que o do presidente Jair Bolsonaro no período diretamente influenciado pela decisão de Edson Fachin de anular as condenações judiciais do petista e devolver sua elegibilidade.

Bolsonaro só conseguiu engajamento de 5% de seus seguidores.

O resultado foi obtido em levantamento da Ativaweb, agência especializada em comunicação digital e política.

O cálculo da taxa de engajamento, que mede a interação dos seguidores com o dono do perfil, considerou o período de uma semana, começando em 8 de março, dia da decisão de Fachin, até 15 de março.

Apesar de ter 18,2 milhões de seguidores, Bolsonaro só conseguiu o engajamento de 5% deles — cerca de 912 mil seguidores.

Lula, com 2,3 milhões de seguidores, consegue um engajamento de 48% — cerca de 1,1 milhão de seguidores.

O cientista da computação e publicitário Alek Maracajá, responsável pelo estudo, afirma que as redes do petista estão recuperando a participação de seguidores que haviam deixado de segui-lo ou parado de apoiá-lo ativamente por causa do noticiário negativo provocado pelas condenações. Continue lendo “Após inocência, Lula tem engajamento 9,6 vezes maior que Bolsonaro nas redes”

Rebaixado a recruta zero, saída de Pazuello é a desmoralização das Forças Armadas

Um general da ativa que se humilha, que se rebaixa, que se diminui ao ponto em que Pazuello se submeteu em obediência a Bolsonaro, foi sim uma desonra para as Forças Armadas pela escala hierárquica em que se posicionou como general em plena atividade em relação ao capitão Bolsonaro.

De lambuja, o rebaixamento moral das Forças Armadas foi inevitável, porque, a maneira com que Pazuello foi cuspido do governo é o que se pode chamar de sinônimo de desrespeito, de vexame e de ofensa às Forças Armadas.

Ser derrubado por Bolsonaro depois de toda a desonra sofrida, sendo descartado como saco plástico que serve de embrulho e, depois, é jogado no lixo na base do chute e tapa na cara, foi a resposta que Bolsonaro deu para uma gestão que, desde o primeiro momento, gerou protestos, quando, na verdade, por falta de honra e dignidade, Pazuello aceitou a subordinação e o desrespeito público para apanhar no lugar do seu chefe, amesquinhando a pasta da Saúde, mas sobretudo a própria imagem das Forças Armadas.

Bolsonaro foi covarde com Pazuello, levou-o a um desgaste total para fazer o descarte depois do Brasil, por total ausência de gestão, se aproximar de 300 mil mortos por covid, por culpa sim de Bolsonaro que era o verdadeiro ministro da Saúde e da inacreditável submissão obsequiosa de alguém que parecia implorar para ser rebaixado.

Pazuello foi, sem dúvida, o capítulo mais funesto e ofensivo de Bolsonaro contra as Forças Armadas. Primeiro porque Pazuello entregou sua dignidade renunciando a qualquer vestígio de honra para se submeter a uma humilhação nunca vista na história do Brasil, fazendo o general e toda a cúpula das Forças Armadas virarem motivo de chacota, no mesmo passo em que, além de todo o rebaixamento, teve que assumir para si e, consequentemente para as Forças Armadas todo o ônus que deveria ser de Bolsonaro pela carnificina que o seu governo está produzindo no país.

Continue lendo “Rebaixado a recruta zero, saída de Pazuello é a desmoralização das Forças Armadas”

Governo do Piauí amplia número de leitos de UTI Covid no Piauí

No enfrentamento ao novo coronavírus, o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está ampliando o número de leitos para atendimento Covid-19 no Estado. Na rede hospitalar da capital estão sendo ampliados mais 30 leitos de UTI Covid, sendo 10 deles no Hospital Getúlio Vargas; no Hospital Natan Portela, serão mais 10 leitos e no Hospital da Polícia Militar, mais 10 leitos de UTI.

A Sesapi está dialogando também com a iniciativa privada para locação de leitos, caso haja necessidade. No interior do Estado, o aumento de leitos está acontecendo de acordo com o aumento no número de casos. Os leitos de Terapia Intensiva na capital estão com 74,9% de ocupação e no interior, a ocupação de leitos de UTI é de 51,5%.

No Hospital Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato são 20 leitos de UTI e oito deles estão ocupados. No Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, são 10 leitos de UTI e nove estão ocupados; No Hospital Justino Luz, em Picos, são 20 leitos de UTI e 12 estão ocupados.

Continue lendo “Governo do Piauí amplia número de leitos de UTI Covid no Piauí”

Chanceler venezuelano compartilha charge de piauiense que critica Bolsonaro; entenda

O Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, compartilhou em suas redes sociais uma charge do parnaibano Fernando Castro que faz uma crítica a Bolsonaro. A imagem mostra o presidente da República segurando uma arma enquanto recebe oxigênio do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. 

A publicação ainda traz a frase “cada um dá o que tem”. Mesmo sendo alvo de críticas de Bolsonaro, o governo venezuelano enviou cinco caminhões carregados com oxigênio líquido para abastecer hospitais de Manaus. O comboio chegou na noite da última terça-feira (19).

A capital do Amazonas enfrenta um colapso na rede pública em razão do aumento de casos e óbitos pela covid-19. “Melhor explicado impossível. Lições de humanidade”, escreveu Arreaza nas redes sociais.

O chanceler venezuelano também compartilhou uma imagem jornal “Folha de S.Paulo” que mostra um caminhão com oxigênio chegando a Manaus. Na legenda, Arreaza relatou: “as voltas que a vida dá”.

Continue lendo “Chanceler venezuelano compartilha charge de piauiense que critica Bolsonaro; entenda”

Governador Wellington Dias sanciona lei que inclui pessoas com deficiência como prioritárias na vacinação Covid-19

O governador Wellington Dias sancionou a lei 7.486, de autoria do deputado estadual Franzé Silva, que estabelece a prioridade de pessoas com deficiência para vacinação contra a Covid-19 no âmbito do Estado do Piauí.

Segundo o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, haverá uma reunião nesta sexta-feira (22) com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, para saber quando chegarão e quantas doses da vacina serão destinadas para este grupo a fim de que a Seid possa elaborar um cronograma de vacinação das pessoas com deficiência.

Mauro Eduardo acrescentou que a lei de autoria do deputado Franzé Silva representa um avanço muito grande para o Piauí e que o governador Wellington Dias, mais uma vez, se mostrou sensível para com as pessoas com deficiência. “Após essa reunião com a Secretaria de Saúde, poderemos dar mais informações de quando vamos iniciar a vacinação dessas pessoas e daremos prioridade aos mais vulneráveis, como as pessoas com deficiência intelectual, síndrome de Down, autistas”, comenta o gestor, enfatizando que o Piauí dá o pontapé ao sancionar uma lei especial para contemplar pessoas com deficiência.

Wellington Dias anuncia residencial com 500 apartamentos destinados a PMs

O governador Wellington Dias autorizou, nessa terça-feira (19), o pré-lançamento do Residencial Tiradentes, concebido para oferecer a policiais militares, por meio do programa Habitar Servidor, a oportunidade de conquistar a casa própria. O projeto prevê a construção de 500 apartamentos na zona leste de Teresina, com valores abaixo do mercado e condições de financiamento compatíveis com o salário de um PM.

“É uma modelagem nova que tem nexo com o programa da Caixa que assegura a condição de uma habitação de boa qualidade. Neste caso, os 500 apartamentos têm como foco um grupo muito importante de servidores do Estado, que são os policiais militares do Piauí. O Estado entra com o terreno e garante as condições de estímulo ao setor empresarial. Na parte de material de construção, entramos com a política que fizemos do ICMS, em parceria também com a prefeitura. E é importante porque vamos assegurar a geração de emprego que envolve a construção desses 500 apartamentos e as condições de uma habitação digna para os trabalhadores da área da segurança”, destacou Wellington.

O projeto foi articulado pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e será executado pela Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH). O governo cedeu um terreno ao lado do Parque Zoobotânico e uma construtora se dispôs a construir o empreendimento. A Caixa Econômica é o agente financeiro que fará o financiamento aos interessados.

“A Caixa vai avaliar se o servidor tem condições de contrair o financiamento. As obras começam em julho, e em três anos teremos todos os blocos prontos”, pontuou Viviane Moura, superintendente da Suparc.

Considerado de médio/alto padrão, o condomínio vai oferecer apartamentos de 2 e 3 quartos, que variam de R$ 160 mil a R$ 212 mil. O projeto prevê piscinas adulto e infantil, campo de futebol, áreas de lazer e comercial.

Continue lendo “Wellington Dias anuncia residencial com 500 apartamentos destinados a PMs”

Governador Wellington Dias suspende Carnaval e pontos facultativos no Piauí

O governador Wellington Dias (PT) teve reunião nesta terça-feira (19), com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) de combate à Covid-19 para discutir sobre a vacinação no Piauí e foi decidido pela suspensão do Carnaval no Piauí durante o ano de 2021.

A medida ocorre para evitar aglomerações e colapso na Rede de Saúde, assim, o chefe do executivo estadual decidiu pela não realização de eventos carnavalescos no Piauí, bem como suspendeu os pontos facultativos da segunda-feira de carnaval e da Quarta-Feira de Cinzas.

“Este ano, estamos adotando a medida da não realização de eventos carnavalescos porque temos uma situação em que há alta transmissibilidade, alto risco e ampliação do adoecimento. Isso poderia levar colapso a algumas regiões de saúde, portanto, é melhor evitar. Já começamos a vacina, temos condições de até o mês de junho avançar na imunização no Piauí e no Brasil. A gente já suportou até aqui, então estou suspendendo o ponto facultativo da segunda e na quarta-feira de carnaval e vamos garantir que as pessoas possam cumprir o protocolo. Todas as equipes de vigilância em saúde e segurança, Estado, Município e Federal, todos estaremos integrados para salvar vidas”, afirmou.

Continue lendo “Governador Wellington Dias suspende Carnaval e pontos facultativos no Piauí”

Conselho decide que seguro DPVAT não será cobrado em 2021

O CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) aprovou, em reunião extraordinária realizada nesta terça-feira (29), que o seguro obrigatório DPVAT não será cobrado em 2021. Também foi autorizada a contratação de novo operador pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) em caráter emergencial e temporário.

“A Susep está envidando os melhores esforços para viabilizar a contratação de pessoa jurídica, já na primeira semana de janeiro de 2021, com capacidade técnica e operacional para assumir o DPVAT, garantindo as indenizações previstas em lei para a população brasileira”, afirmou o conselho em nota.

O DPVAT é pago anualmente por todos os proprietários de veículos (incluindo motos), desde passeio até coletivos. Ele é usado para indenizar vítimas de acidentes em casos de morte e invalidez permanente e também no reembolso de despesas médicas. O prêmio só é pago se a vítima, seu dependente ou representante legal solicitá-lo junto a uma seguradora autorizada a trabalhar com o DPVAT.

Nesta terça-feira, o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Raimundo Carreiro, em medida cautelar, determinou à Susep e ao CNSP que adotem as providências necessárias para assegurar a continuidade da operacionalização do DPVAT, sem qualquer interrupção, com a manutenção, se for o caso, da Seguradora Líder na gestão da operação, em caráter excepcional de transição.

Continue lendo “Conselho decide que seguro DPVAT não será cobrado em 2021”

Bolsonaro anuncia salário mínimo de R$ 1.100 em 2021

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou na noite desta quarta-feira (30) que vai aumentar o salário mínimo para R$ 1.100,00 (mil e cem reais). A Medida Provisória será assinada ainda hoje.

De acordo com o chefe do poder executivo federal, o aumento é de 5,26% em relação ao valor atual, que é de R$ 1.045,00. O reajuste entra em vigor já no dia 1º de janeiro de 2021.

“Assinarei ainda hoje MP que eleva o salário mínimo para R$ 1.100,00 (mil e cem reais), com vigência a partir de 1º de janeiro de 2021”, declarou Bolsonaro nas redes sociais.

O presidente ressaltou que o salário mínimo é aplicável a todos os trabalhadores dos setores público e privado. “O valor de R$ 1.100,00 se refere ao salário mínimo nacional. O valor é aplicável a todos os trabalhadores, do setor público e privado, e também para as aposentadorias e pensões”, concluiu.

Continue lendo “Bolsonaro anuncia salário mínimo de R$ 1.100 em 2021”