INSS: segurado terá de trabalhar dois meses a mais para atingir teto

Com o aumento da expectativa do brasileiro de 76,3 para 76,6 anos, o brasileiro terá de trabalhar mais dois meses e recolher contribuição para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para se aposentar pelo teto.

Ao solicitar o benefício, a partir desta quinta-feira, segundo o consultor Newton Conde, ele será menor.

Porém, se o segurado aguardar e solicitar em fevereiro de 2021, por exemplo, mais um ou dois meses de contribuição, dependendo do caso, conseguirá voltar ao nível de benefício que teria em novembro de 2020.

Teto do INSS cairá para parte dos segurados

O teto da aposentadoria também sofrerá uma redução média 0,73% para duas situações:

• Segurados que já tinham os requisitos para se aposentar antes da reforma da Previdência e não atingiram os 86 pontos (mulher) e 96 (homem); e

• Segurados que estavam a menos de 2 anos para se aposentar antes da reforma.

A nova expectativa de vida dos brasileiros foi divulgada nesta quinta-feira (26) na Tábua da Mortalidade, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O cálculo sobre a redução do valor do benefício foi feito pela Conde Consultoria Atuarial e considerou as tábuas de 2018 e 2019.

Continue lendo “INSS: segurado terá de trabalhar dois meses a mais para atingir teto”

Supremo Tribunal Federal decide que adventistas podem fazer concurso público fora do sábado

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (26), que adventistas que guardam o sábado têm o direito de realizar exames de concurso público em outros dias da semana. Segundo O Antagonista, a votação foi por 7 votos a 4.

Sessão plenária do STF. Foto:Nelson Jr./SCO/STF

Votaram a favor os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Ricardo Lewandowski. Já os ministros Dias Toffoli, Kassio Nunes Marques, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello votaram contra.

No entanto, em qualquer caso, o órgão público deve avaliar o pedido, mas não necessariamente atendê-lo; sendo que a recusa deverá ser justificada.

Todos os ministros consideraram que a data só pode ser mudada para o candidato adventista quando isso não afetar a igualdade de chances entre os candidatos.

Continue lendo “Supremo Tribunal Federal decide que adventistas podem fazer concurso público fora do sábado”

Ministério Público pede a cassação da candidatura de Mão Santa e de seu vice

O MPE quer a cassação da chapa por uso de recursos da Prefeitura para captação de apoiadores e votos nas eleições do dia 15 de novembro.

A esposa do prefeito Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, e a filha deles, Maria das Graças Moraes Souza Nunes, também estão sendo investigadas. Elas são apontadas como as pessoas que estariam por trás da autorização do pagamento de horas “extras fictícias” a servidores que atuam nas ações básicas de saúde naquele município.

De acordo com a ação, o candidato a vice-prefeito de Parnaíba na chapa de Mão Santa teria feito o uso de “artifícios administrativos junto à Prefeitura de Parnaíba para cooptar o apoio político e votos juntos a classe de enfermeiros municipais”.

Continue lendo “Ministério Público pede a cassação da candidatura de Mão Santa e de seu vice”

Aneel aprova reajuste médio de 3,48% nas tarifas da Equatorial Piauí

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 24, um reajuste de 3,48% nas tarifas da Equatorial Piauí. Para consumidores conectados à alta tensão, o aumento será de 7,70%, e para a baixa tensão, de 2,58%. 

O índice é resultado do processo de revisão tarifária extraordinária (RTE) da companhia, que substituiu o reajuste tarifário anual da empresa.

As revisões são realizadas a cada cinco anos, com vistas a manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, mas não é feito para essas empresas desde 2013.

Continue lendo “Aneel aprova reajuste médio de 3,48% nas tarifas da Equatorial Piauí”

Wellington Dias entrega 43 viaturas para reforçar segurança no Piauí

Durante solenidade no início da tarde desta terça-feira (24), o governador Wellington Dias (PT-PI) entregou 43 novas viaturas para uso ostensivo da Polícia Militar e da Polícia Civil do Piauí, durante solenidade no Palácio de Karnak. Deste total, 10 serão destinadas para a Civil e as demais para a PM.

Wellington explicou que a renovação da frota é de extrema importância para o combate a violência, sobretudo, no tocante a entrada de facções criminosas no Estado.

“Aqui são veículos potentes que vão trabalhar no combate, principalmente, do crime organizado, espalhados em todas as regiões do Estado. Vamos receber levar para outros municípios que serão beneficiados. O objetivo do Estado é mais eficiência. Dentro do Pró Piauí nós temos um trabalho para desenvolver programas que melhoram a segurança”, disse o governador.

“O Piauí conquista esse trabalho de homens e mulheres de forma qualificada e bem equipada, a quinta melhor colocação no Brasil. Isso é força de muito trabalho, de muita dedicação. Por isso, quanto melhor equipado, melhor o resultado. Termos um Estado cada vez melhor e preparado também para o enfretamento dos desafios da segurança”, afirmou ele.

Continue lendo “Wellington Dias entrega 43 viaturas para reforçar segurança no Piauí”

Black Friday 2020: Procon publica lista de sites não recomendados

Com a proximidade da Black Friday 2020, na próxima sexta-feira, 27, o Procon-RJ lançou uma lista com 203 sites não recomendados para compras online. O intuito é ajudar o consumidor a verificar páginas e lojas virtuais que não são consideradas seguras.

De acordo com a entidade de defesa do consumidor, diversos fatores foram analisados para a criação da lista. Foram acrescentadas empresas que não cumprem com a entrega dos produtos e serviços comprados, não respondem às reclamações do consumidor e não respondem às notificações enviadas pelo Procon.

O órgão também avaliou se o estabelecimento tem cadastro ativo na Receita Federal, se está apto a emitir nota fiscal e se o site disponibiliza informações de contato e dados da empresa.

O Procon-SP também tem a sua relação de sites que devem ser evitados pelo consumidor. A listagem foi atualizada em março deste ano.

Continue lendo “Black Friday 2020: Procon publica lista de sites não recomendados”

Covid-19: Wellington diz que deverá adotar vacina até março de 2021

O governador Wellington Dias (PT) disse na manhã desta segunda-feira (23), durante solenidade no Palácio de Karnak, que o Brasil deverá iniciar a primeira etapa de vacinação contra o coronavírus entre os meses de janeiro a março de 2021.

Wellington Dias, que é presidente do Consórcio Nordeste, afirmou que se reuniu com outros governadores ainda nesta manhã e juntos traçaram uma perspectiva de que as vacinas, atualmente em testes, possam ser disponibilizadas logo após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


“Eu tratei hoje sobre isso com alguns governadores. Nós temos uma perspectiva real de, em dezembro, concluir a terceira fase de pelo menos duas das quatro vacinas no Brasil. Estão bem avançadas as vacinas da Sinovac, da China, da Pfizer, americana, Sputnik V, que é da Rússia, vacina de Oxford, que é do Reino Unido. Seja qual for a vacina, estamos trabalhando para que ela entre no Plano Nacional de Imunização”, disse o governador.

Continue lendo “Covid-19: Wellington diz que deverá adotar vacina até março de 2021”

Pane elétrica danifica computador e deixa serviços online do Detran-PI indisponíveis

Uma pane elétrica deixou indisponível parte dos serviços oferecidos por meio virtual do Detran-PI.

O problema foi detectado pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI) do Governo do estado, que trabalha para reestabelecer o sistema.

Por conta do problema, ficaram indisponíveis os seguintes serviços do site do Detran:

Comunicação de Vendas;
Serviços relacionados ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam);
Certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) eletrônico;


De acordo com a ATI, a pane elétrica aconteceu durante a madrugada, por volta das 3h de domingo (22), em uma das centrais de dados da agência. A pane danificou o servidor mainframe, um tipo de computador responsável por processar um volume grande de informações, como os dados de usuários do Detran.

Leia abaixo a íntegra da nota da ATI:

Continue lendo “Pane elétrica danifica computador e deixa serviços online do Detran-PI indisponíveis”

Mais da metade dos brasileiros em idade ativa estão sem trabalho

Não foi só a perda imensurável de quase 170 mil vidas que a pandemia trouxe ao Brasil. A Covid-19 também deixou mais de 50% da população economicamente ativa do país sem trabalho. De acordo com os dados da Pnad colhidos no trimestre que vai de junho a agosto, apenas 46,8% dos brasileiros em idade de trabalhar estão ocupados.

Para completar, os dados mostram outra realidade cruel: a da desigualdade social que ainda perdura no Brasil. Entre os que estão sem trabalho, a maioria é formada por pretos, pardos e mulheres. Um segmento da população historicamente penalizado e discriminado.

A pandemia fez com que o país perdesse 12 milhões de postos de trabalho. E isso em um momento já particularmente difícil para os brasileiros que estavam começando a se recuperar de um período de recessão. Por enquanto, o auxílio emergencial do governo federal vem segurando as pontas da população que vive em extrema pobreza, mas esse auxílio tem prazo de validade e ele acaba agora em dezembro.

Continue lendo “Mais da metade dos brasileiros em idade ativa estão sem trabalho”

Piauí tem alerta de chuva forte e ameaça de granizo até sábado (21)

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta indicando perigo com risco de chuva forte e ameaça de chuva granizo para algumas regiões até o próximo sábado (21). Segundo o climatologista Werton Costa uma frente fria de longa duração vinda do Oceano Atlântico Sul que está estacionada na região da Bahia, ocasionando umidade e chuvas.

“Esse sistema, que acaba por provocar uma queda de temperatura na região Sul, acaba projetando para o interior do Nordeste uma umidade que provoca precipitações e volumes chuvosos. É provável que ele continue atuando por mais dois dias, sobretudo em Teresina. Temos um alerta com possibilidade de chuvas mais intensas em alguns pontos do estado, inclusive de granizo”, alertou Werton.

Para os próximos dias também são esperados volumes moderados de precipitações em outras regiões do Piauí.

“A chuva deve ser moderada em alguns municípios da região do cerrado, algumas cidades do sertão estão finalizando o mês neste patamar e é esperado ter um resultado satisfatório para novembro considerando Teresina”, detalhou o docente.

Continue lendo “Piauí tem alerta de chuva forte e ameaça de granizo até sábado (21)”

Primeiro lote com 120 mil doses da vacina Coronavac chega ao Brasil

O primeiro lote composto por 120 mil doses da vacina Coronavac chegou na manhã desta quinta-feira (19), no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP).

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan ganhou projeção ao entrar no centro de uma guerra política entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador João Doria (PSDB), prováveis adversários nas eleições presidenciais de 2022.

Bolsonaro esvaziou o plano de aquisição futura da Coronavac feito em outubro pelo seu próprio ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, criticou o governador João Doria e disse que a vacina não era confiável por causa de sua origem.

Neste mês, o presidente voltou atrás e declarou que poderia autorizar a compra da vacina produzida pela Sinovac, mas não pelo preço que um “caboclo aí quer”.

As 120 mil doses foram transportadas até São Paulo num avião cargueiro que saiu da China na última segunda-feira (16) e pousou na pista de Cumbica por volta das 7h40 (horário de Brasília) desta quinta (19).

Por volta das 8h10, o governador João Doria (PSDB) chegou ao aeroporto e disse que estava no local para “receber a carga que ajuda a salvar a vida de milhares de brasileiros.”

Sob um forte esquema de segurança, a imprensa só conseguiu fazer registros fotográficos da carga. Após cumpridos os trâmites aduaneiros, o produto será transportado até o Instituto Butantan num caminhão escoltado pelas forças de segurança do estado.

Continue lendo “Primeiro lote com 120 mil doses da vacina Coronavac chega ao Brasil”

Com aumento de mortes e casos de Covid-19, Brasil pode retomar isolamento social

Após uma lenta queda no número de casos e óbitos por coronavírus, observada nos últimos dois meses, o país voltou a ser assombrado pela pandemia. Estados de todas as regiões do país, como Rio, São Paulo, Mato Grosso, Acre e Paraná, observam as médias móveis de ocorrências e mortes até triplicarem nos últimos dias. Especialistas em saúde pública alertam que municípios em condições mais críticas devem reforçar medidas de isolamento social — uma iniciativa que, reconhecem, poderá ser recebida com resistência pela população, após meses de quarentena e à beira das festas de fim de ano.

Na quinta-feira (21), o Brasil contabilizava 20.047 mortes e 310.087 casos de pessoas infectadas. (Photo by Jose Antonio de Moraes/Anadolu Agency via Getty Images)

Em seu levantamento mais recente, divulgado ontem, o Imperial College de Londres constatou que a taxa média de transmissão (Rt) da Covid-19 no Brasil foi de 1,1 na última semana — ou seja, cada cem pessoas contaminadas contagiam outras 110. A taxa de contágio é uma das principais referências para acompanhar a evolução epidêmica do Sars-CoV-2. Desta vez, ela cresceu 0,33 e voltou praticamente ao mesmo patamar de duas semanas atrás.

Ontem, foram registrados 32.262 novos casos e 676 novos óbitos nas últimas 24 horas, totalizando 5,9 milhões de infectados e 166.743 vidas perdidas desde o início da pandemia, segundo boletim do consórcio de veículos de imprensa. A média móvel de mortes foi de 557, a maior dos últimos 35 dias, com tendência de alta em 14 estados. Trata-se de um crescimento de 45% em relação há 15 dias.

A média móvel de casos, por sua vez, ficou em 29.674, 71% acima do que há duas semanas. Esse índice apresenta tendência de alta em 17 unidades da federação.

Continue lendo “Com aumento de mortes e casos de Covid-19, Brasil pode retomar isolamento social”

Wellington Dias autoriza obras para melhoria de aeroportos do Piauí

O governador Wellington Dias esteve na manhã desta quarta-feira (18) com o diretor-executivo da Empresa de Serviços Aeroportuários (ESAERO), Tony Mesquita, para tratar sobre a gestão de aeroportos e aeródromos do Piauí. Participaram ainda representantes do Gabinete Militar do Estado e o secretário de Transportes, Hélio Isaias.

O Piauí possui aeródromos e aeroportos nas cidades de Teresina, Parnaíba, Piripiri, Luzilândia, Oeiras, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Uruçuí. Segundo o governador Wellington Dias, o objetivo agora, junto com o programa Pro Piauí, é possibilitar melhorias e investimentos para essas regiões.

Wellington Dias autoriza obras para melhoria de aeroportos do Piauí

“Queremos uma rotina de crescimento, até final de 2022, de todos os aeródromos e aeroportos do Piauí”, disse Wellington Dias.

Ainda segundo o chefe do executivo estadual, foram autorizadas algumas obras emergenciais e licitações para garantir a manutenção permanente de pistas de pouso.

Continue lendo “Wellington Dias autoriza obras para melhoria de aeroportos do Piauí”

Brasil possui 5.389.863 pessoas recuperadas do novo coronavírus

O Ministério da Saúde divulgou, na noite desta quarta-feira (18), a atualização da situação do novo coronavírus (covid-19) no Brasil. De acordo com os dados, o país já registra 5.389.863 pessoas recuperadas da doença, de um total de 5.945.849 infectadas.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou dentro de 24 horas mais 756 novos óbitos, sendo que a maior parte aconteceu em dias anteriores. Com isso, o total chegou a 167.455. A taxa de letalidade da doença atualmente é de 2,8%.

O país também registrou nas últimas 24 horas um total de 34.091 novos casos confirmados de coronavírus. Com a atualização, 5.945.849 pessoas já contraíram a doença no Brasil desde o início da pandemia.

A atualização do Ministério da Saúde aponta ainda que aproximadamente 388.531 brasileiros estão em acompanhamento médico, ou seja, continuam infectados.

Governo define 13º salário de contrato suspenso na pandemia

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho divulgou nesta terça-feira (17) nota técnica para orientar empregadores sobre o cálculo dos valores de 13º salário e concessão de férias para trabalhadores que tiveram os contratos temporariamente suspensos ou as jornadas parcialmente reduzidas.

A medida abrange as empresas que aderiram ao BEm (Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda), lançado pelo governo para enfrentar os impactos da pandemia de coronavírus.

Para os trabalhadores que tiveram a jornada e salários reduzidos parcialmente, a gratificação natalina deve ser paga com base na remuneração integral.

Esta regra deve ser observada, especialmente, nos casos em que os trabalhadores estiverem praticando jornada reduzida no mês de dezembro.

Continue lendo “Governo define 13º salário de contrato suspenso na pandemia”