DC e PL realizam convenção e homologam Lucas Morais como candidato a prefeito de Bom Princípio

Os partidos DC e PL, realizaram neste último sábado (12/09), a convenção partidária que oficializou a pré-candidatura de Lucas da Silva Moraes (DC) à prefeitura de Bom Princípio do Piauí e a Professora Jucilene Campelo Veras (PL) à vice. O evento aconteceu na Quadra do Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo, e seguiu todos os protocolos e orientações repassadas pela OMS e Secretária Municipal de Saúde sobre a prevenção no combate à COVID-19, como; distanciamento social, uso de máscaras e álcool-gel. Na solenidade, também foram apresentadas as pré-candidaturas de 14 pré-candidatos à vereadores do DC e 14 pré-candidatos a vereadores do PL.

O evento contou com a presença de varias lideranças políticas, dentre elas, o Prefeito Apolinário Moraes; o Vice-prefeito Chico Bento; Ex-prefeito Marcelo Leite; o Prefeito de Cocal, Rubens Vieira; o Presidente do DC municipal, Jacinto Moraes; a Presidenta do PL municipal, Ana Karla Vieira; o Presidente estadual do DC, Romualdo; o Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto; a Pré-candidata a Prefeita de Ilha Grande, Marina Brito; o Pré-candidato Prefeito de Caxingó, Magno Cardoso e outros.

Na ocasião, os partidos que fazem parte da base de apoio do atual prefeito Apolinário Moraes, reafirmaram a sua posição e marcharão pela eleição do sucessor de Apolinário, Lucas Moraes.

A Pré-candidata a Vice-prefeita Jucilene Campelo, agradeceu ao prefeito Apolinário Moraes e ao grupo, pela confiança e disse estar preparada para junto de Lucas Moraes administrar um município voltado para todas as áreas e, que juntos seguirão a linha de governo do atual prefeito, que é sempre trabalhar em prol da população bomprincipiense.

Continue lendo “DC e PL realizam convenção e homologam Lucas Morais como candidato a prefeito de Bom Princípio”

Pré-candidato a prefeito Lucas Morais realiza encontro para tratar da convenção municipal, em Bom Princípio

Respeitando as orientações da OMS e Secretaria Municipal de Saúde, como o distanciamento social, uso de máscaras e álcool-gel, os Partidos, Democracia Cristã e Partido liberal (DC – PL). Realizaram na noite desta última terça-feira (08/09), um encontro com os pré-candidatos a vereador (a), dos dois partidos, para discutir e definir rumos, e reforçar estratégicas e reposicionar ideias visando o pleito eleitoral deste ano de 2020.

A convenção municipal será realizada neste próximo sábado (12), na Quadra do Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo, a partir das 16h00.

O encontro também teve a participação da pré-candidata a vice-prefeita Jucilene Campelo, do atual prefeito Apolinário Moraes, do vice-prefeito Chico Bento, do Ex-prefeito Marcello Leite, lideranças políticas e formadores de opinião.

Continue lendo “Pré-candidato a prefeito Lucas Morais realiza encontro para tratar da convenção municipal, em Bom Princípio”

Saiba quanto cada candidato a prefeito vai poder gastar nas eleições no Piauí

Já estão disponíveis no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os limites de gastos que os candidatos aos cargos de prefeito e vereador deverão respeitar, em suas respectivas campanhas, para concorrer nas Eleições Municipais de 2020.

Segundo a Lei das Eleições, o limite de gastos das campanhas dos candidatos a prefeito e a vereador, no respectivo município, deve equivaler ao limite para os respectivos cargos nas Eleições de 2016, atualizado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou por índice que o substitua. Para as eleições deste ano, a atualização dos limites máximos de gastos atingiu 13,9%, que corresponde ao IPCA acumulado de junho de 2016 (4.692) a junho de 2020 (5.345).

Quem desrespeitar os limites de gastos fixados para cada campanha pagará multa no valor equivalente a 100% da quantia que ultrapassar o teto fixado, sem prejuízo da apuração da prática de eventual abuso do poder econômico.

Nas campanhas para segundo turno das eleições para prefeito, onde houver, o limite de gastos de cada candidato será de 40% do previsto no primeiro turno.

Continue lendo “Saiba quanto cada candidato a prefeito vai poder gastar nas eleições no Piauí”

DC e PL anuncia data e local da convenção municipal para as eleições de 2020 em Bom Princípio

Os presentes dos partidos Democrata Cristã (DC), Jacinto Costa Moraes, e do Partido Liberal (PL), Ana Karla Vieira Diniz, do município de Bom Princípio do Piauí, convocam todos os Membros da Executiva Municipal, e, à população em geral para participar da Convenção Partidária dos Partidos DC e PL, que será realizada no dia 12 de setembro (sábado).

O local do evento, será na quadra poliesportiva do ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo, no centro da cidade, a partir das 16:00 horas até às 20hs.

TSE amplia horário de votação e eleitores vão às urnas das 7h às 17h

Nas eleições municipais deste ano, que acontecem nos próximos dias 15 e 29 de novembro, primeiro e segundo turno respectivamente, o eleitor poderá ir às urnas das 7h às 17h. Até a eleição de 2018 o horário de votação era de 8h às 17h.

Foto: Wagner Pires/Futura Press/Estadão Conteúdo

A decisão foi tomada na noite de quinta-feira (27) pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem como objetivo diminuir a possibilidade de aglomeração nos locais de votação. A medida foi tomada por conta da pandemia da covid-19.

Para decidir o horário da votação, o TSE levou em conta análise de estatísticos do tribunal e avaliação de uma consultoria técnica de especialistas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Insper e Universidade de São Paulo (USP).

Continue lendo “TSE amplia horário de votação e eleitores vão às urnas das 7h às 17h”

PTB adere à candidatura a prefeito de Dr. Hélio em Parnaíba

O deputado estadual Dr. Hélio (PL) e pré-candidato a prefeito de Parnaíba esteve em reunião com o ex-senador e presidente estadual do PTB, João Vicente Claudino, que declarou apoio à candidatura do parlamentar, colocando a sigla à disposição para a disputa eleitoral deste ano. Também participou da reunião o secretário estadual de saúde Florentino Neto, que é um dos principais apoiadores da candidatura.

“Vamos caminhar lado a lado para buscarmos o melhor para Parnaíba, uma cidade pujante que busca desenvolvimento. Temos um grande desafio, mas a vontade de servir a cada parnaibano é muito maior”, afirmou João Vicente Claudino.

“Muito nos honra o apoio do ex-senador João Vicente, que é uma grande liderança política em nosso Estado. Apoios como este me fazem sentir cada vez mais fortalecido, na certeza de que estamos propondo algo que é para o bem da Parnaíba”, argumenta Dr. Hélio.

EXCLUSIVO: Deputado Dr. Hélio é lançado pré-candidato a prefeitura de Parnaíba pela base do Governo

O JTNEWS entrevistou na manhã desta quarta-feira (26/8) na Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PL), que declarou aqui com exclusividade que acaba de aceitar o desafio de ser o pré-candidato da base do Governo em Parnaíba, principal cidade do Piauí, que tem o ex-governador Mão Santa [aliado de Bolsonaro] atual prefeito e candidato a reeleição.

Deputado – Dr. Hélio é lançado pré-candidato da base do governo em Parnaíba | FOTO: JACINTO TELES/JTNEWS

JTNEWS: E aí deputado é prego batido e ponta virada? É mesmo pré-candidato à Prefeitura de Parnaíba? Já existe um consenso em torno do seu nome?

Dr. HÉLIO: Pois é, nós fomos apresentados como pré-candidato, que representa esse campo político liderado pelo governador Wellington Dias. Numa composição de vários partidos lá em Parnaíba que fazem oposição à gestão local. Estamos muito entusiasmados com a possibilidade de dialogar com a população, mostrar o que nós já contribuímos e o que poderemos fazer pela nossa cidade parnaibana.

Continue lendo “EXCLUSIVO: Deputado Dr. Hélio é lançado pré-candidato a prefeitura de Parnaíba pela base do Governo”

Governador Wellington Dias chama Samarone ao sítio e ele pode ser vice de Dr. Hélio

O governador Wellington Dias chamou para conversar em seu sítio na zona rural de Teresina o vice-prefeito de Parnaíba, Marcos Samarone (PSD), sobre ele ser vice-prefeito na chapa do deputado estadual Dr. Hélio (PL), que vai disputar a prefeitura contra o prefeito Mão Santa (DEM).

Por enquanto, a vaga está com o ex-deputado estadual Tererê (PV), mas cresce a pressão para Samarone ingressar na chapa.

Por Arimatéa Carvalho

Ciro Nogueira anuncia Beto como vice de Mão santa e redes sociais respondem negativamente

O anúncio do vereador Beto Teles como vice de Mão Santa para a disputa das eleições desse ano não agradou nem aos próprios mãosantistas, já que aguardavam que fosse escolhido uma pessoa mais próxima do prefeito e que tivesse compromisso com as ideias do grupo. Porém, foi necessário engolir a seco a indicação do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas.

Mas o descontentamento não ficou por aí, o anúncio também repercutiu negativamente nas redes sociais. Beto que até então era oposição ao prefeito na Câmara Municipal, topou o desafio de marchar ao lado de Mão Santa.

Continue lendo “Ciro Nogueira anuncia Beto como vice de Mão santa e redes sociais respondem negativamente”

Dr. Hélio sobre composição de chapa: “Foi um diálogo que ocorreu com muita rapidez”

O Deputado estadual, Dr. Hélio (PL), lançado como pré-candidato de oposição, em Parnaíba, começou a entrevista no Jornal da Costa Norte, desta sexta-feira(20), dizendo-se contemplado e feliz pela generosidade do povo, elencando como motivação para o desafio da campanha a possibilidade de administrar a cidade e o gosto por servir.

Hélio destacou sua campanha como propositiva com foco na segurança, saúde, emprego, educação e preservação do patrimônio. Além da relação harmônica com todos os partidos. “Quem tem a capacidade de discutir, tem a possibilidade de errar menos”, diz.

“Foi um diálogo que ocorreu com muita rapidez”, referiu-se a composição da chapa com ele e Tererê (PV), após a saída do nome de Zé Hamilton do cenário.

Sobre o questionamento dos partidos que se ressentiram por não terem sido ouvidos para a composição, o pré-candidato diz, que “É legítimo o questionamento por parte de cada partido, inclusive ao meu nome. É habitual e de direito de cada partido ser ouvido, apresentar suas ponderações e na formação da chapa a gente construir essa unidade”.

Continue lendo “Dr. Hélio sobre composição de chapa: “Foi um diálogo que ocorreu com muita rapidez””

Zé Hamilton desiste e Dr.Hélio será candidato a prefeito e Tererê vice

Encontro virtual no final da tarde desta terça-feira, 18, que reuniu o governador Wellington Dias e aliados políticos com atuação em Parnaíba, mudou a chapa que terá o apoio do Karnak na eleição de prefeito em Parnaíba, a segunda maior cidade do estado.

O ex-prefeito Zé Hamilton (PTB) alegou motivos de saúde e desistiu da candidatura a gestor do município. O encontro decidiu lançar o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PL) candidato a prefeito, com o ex-deputado Deuzimar Tererê ((PV) de vice.

O secretário de Saúde e ex-prefeito Florentino Neto, Dr. Hélio, vereadores aliados e Tererê participaram do encontro que bateu o martelo da chapa que enfrentará o prefeito Mão Santa (DEM) no pleito de Parnaíba.

Tempo Real

Raphael Silva lidera pesquisa para a Prefeitura de Luís Correia

Na edição desta terça-feira, 18, do programa ‘Agora’ foi divulgada a primeira pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Luís Correia, no Piauí. O levantamento encomendado pelo Grupo Meio Norte de Comunicação foi realizado pelo Instituto Amostragem entre os dias 08 e 10 de agosto com 300 pessoas; a margem de erro é de 5,54% para mais ou para menos.

A pesquisa de intenção de votos estimulada, ou seja, quando é apresentado ao eleitor o nome dos pré-candidatos, aponta para a liderança do vereador Raphael Silva (PSD), com 25% das intenções; na sequência aparece a vice-prefeita Maninha, mencionada por 23,67%; na terceira colocação no levantamento surge o atual prefeito, Kim do Caranguejo (PSB), com 18% das intenções de votos.

No levantamento ainda foram mencionados: Paulo Cazuza – 11%; Batista do Nelson (O Bonitão) – 1,67%; Neto Silva – 1,67% e Zezé – 1,33%. Do total de entrevistados 8% declararam que não votariam em nenhum dos pré-candidatos; 3,33% votariam em branco ou nulo e 6,33% não souberam opinar.

Continue lendo “Raphael Silva lidera pesquisa para a Prefeitura de Luís Correia”

Ex-governador Zé Filho reforça palanque de Mão Santa em Parnaíba

O ex-governador e presidente da FIEPI (Federação das Indústrias do Piauí) defende e trabalha pela reeleição do prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM).

Na campanha eleitoral, Zé Filho, que é filiado ao PSDB, promete atuação forte no palanque do gestor parnaibano.

Na foto, durante programação de aniversário da cidade, Zé Filho ao lado do deputado Júlio Arcoverde, presidente do Progressistas, e do ex-governador Freitas Neto.

Com Informações de Elivaldo Barbosa | Tempo Real

TSE aprova resoluções com novo calendário eleitoral de 2020

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão administrativa desta quinta-feira (13), quatro resoluções com novas datas das Eleições Municipais de 2020, modificado pela Emenda Constitucional nº 107/2020, devido à pandemia de covid-19, (coronavírus) que foi promulgada pelo Congresso Nacional, no dia 2 de julho, e que adiou o primeiro e o segundo turno das eleições, respectivamente, para os dias 15 e 29 de novembro deste ano.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, informou que as quatro resoluções tratam, respectivamente, dos seguintes temas: regras gerais de caráter temporário; alteração pontual na resolução que dispõe sobre o cronograma operacional do cadastro eleitoral; mudança na resolução que trata dos atos gerais do processo eleitoral; e o novo Calendário Eleitoral de 2020, com 297 marcos temporais definidos.

O ministro ressaltou, ainda, que não haverá, nestas eleições, a identificação biométrica do eleitor, atendendo à recomendação da consultoria sanitária do TSE. A medida é necessária, de acordo com o ministro, para minimizar o risco de contágio nas seções eleitorais e porque a biometria retarda o processo de votação.

Continue lendo “TSE aprova resoluções com novo calendário eleitoral de 2020”