Parnaíba terá 2ª dose da vacina Astrazeneca antecipada

Com o anúncio da Secretária de Estado da Saúde (Sesapi) de que a 2ª dose da vacina Astrazeneca será antecipada, o Portal Costa Norte conversou com Charles Lima, coordenador de imunização de Parnaíba que explicou como vai se dar a antecipação no município. “Houve uma antecipação em relação à 2ª dose, então as pessoas que tem a 2ª dose agendada para o prazo de 12 semanas, elas podem antecipar em 15 dias a data que está aprazada no cartão e já procurar os postos de vacinação que eles estão cientes dessa nova normativa e vão estar fazendo essa antecipação”, disse.

A alteração, no entanto, só será válida nos municípios piauienses que possuírem vacinas em estoque, Charles afirmou que Parnaíba é uma dessas cidades. “A segunda dose foi antecipada. Os municípios já receberam uma parte dessas doses destinadas a esse público que tomou a vacina da Astrazeneca. Então, essa vacina que está armazenada, a gente já pode utilizar com esse novo prazo de 10 semanas”, relatou.

Sobre a evasão do público para a 2ª dose da vacina contra o novo coronavírus, Charles destacou que somente com as duas doses é que se pode garantir a imunização. “A gente chama a atenção da população que a segunda dose é a que confere a imunidade, a 2ª dose é a que traz a segurança de nós alcançarmos a soroconversão e a proteção que foi encontrada nos estudos. A 1ª confere sim já uma certa proteção, mas a segunda dose que vai garantir essa proteção, então a gente chama a população para que não deixe de tomar a 2ª, a gente tem uma cobertura boa de primeira dose e a gente espera que a gente consiga essa cobertura na 2ª dose.”

Por Lucas Zedoque | Portal Costa Norte