PERSEGUIÇÃO: Prefeitura de Parnaíba manda tomar trator de agricultores de assentamento de Parnaíba

O Blog Extra Parnaíba recebeu denúncia de um grupo de agricultores do Assentamento Lagoa do Prado, localizado na zona rural, o superintendente do Setor Primário da Prefeitura de Parnaíba, Ismael Abreu acompanhado de outros servidores, foram ao local na manhã desta segunda-feira, tomar o trator utilizado pelos trabalhadores em suas atividades de trabalho.

Trabalhadores rurais no pátio da Prefeitura de Parnaíba em uma das vezes onde o trator foi tomado

De acordo com os agricultores, o trator foi uma doação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf para atender as comunidades rurais em suas atividades de agricultura familiar. Atualmente, onze comunidades (Assentamento Lagoa do Prado, Assentamento Canaã do Norte, Assentamento Cajueiro, Baixa da Carnaúba, Cacimbão, KM 8, KM 16, Tabuleiros Litorâneos, Casalim, Ponte, Lagoa da Prata, Rancharia, Tabuleiro) são beneficiadas com esse instrumento.

Confira o relato dos agricultores

“Não é a primeira vez que somos alvos de perseguição, onde alegam questões políticas, mas aqui fazemos tudo dentro da legalidade visando a atenção a todos os trabalhadores rurais da área”, disse um dos agricultores.

Assentamento Lagoa do Prado

Em outra ocasião, o trator foi levado pela Prefeitura, mas diante de um abaixo-assinado, o seu uso foi autorizado pelo secretario municipal do Meio Ambiente Paulo Eudes Carneiro.

Confira o documento assinado por Paulo Eudes

Conforme relatado, não é a primeira vez que isso acontece. Após a visita inconveniente logo cedo para tomar uma das únicas ferramentas de trabalho dos agricultores, os assentados se dirigiram à Prefeitura para tratar com o prefeito sobre o ocorrido, mas não foram bem recebidos pela gestão. Depois disso, o prefeito esteve no assentamento por duas vezes e não garantiu nada para os trabalhadores.

Com as perseguições, os trabalhadores se organizaram e fizeram um abaixo-assinado para reivindicar a permanência do trator na comunidade.

Por Tacyane Machado – Blog Extra Parnaíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.