Piauí recebe primeiro lote com 21,2 mil doses da vacina Janssen com dose única

O Piauí recebeu na tarde desta quinta-feira (24), o primeiro lote com 21.250 doses da vacina Janssen, fabricada pela empresa Johnson & Johnson com dose única. Também na remessa, o estado recebeu 44.800 doses da vacina Coronavac.

De acordo com o secretário de Saúde, Florentino Neto, a distribuição deve ser feita imediatamente para que os municípios apliquem logo os imunizantes e reforcem a vacinação contra a covid-19 no Piauí.

“Mais uma vacina para ajudar na aceleração da vacinação dos piauienses. Pedimos aos municípios que assim que receberem estas doses apliquem o mais rápido possível na população e façam o registro nos sistemas”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Além de ter se mostrado segura e eficaz e ter a aprovação emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde o final de março, a vacina da farmacêutica Jhonson & Jhonson traz uma vantagem importante: ao contrário dos outros imunizantes já em uso, ela precisa de apenas uma dose para a imunização completa.

Vacinas que chegam amanhã

O Piauí também vai receber, na sexta-feira (25), doses da Pfizer, serão 31.590. A previsão é que o avião com as doses chegue ao Aeroporto Petrônio Portela às 15h30, mesmo horário previsto para as vacinas que chegarão nesta quinta-feira.

A Secretaria de Estado da Saúde vai realizar a entrega dos imunizantes às regionais de saúde neste sábado (26) para que os municípios possam fazer a retirada.

Por David Fernandes | GP1