Piauí tem maior população de gatos do Brasil; Parnaíba tem Centro de Castração Animal

O Piauí tem a maior população de gatos em situação de domicílio do Brasil, segundo o último levantamento realizado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O Piauí aparece em primeiro lugar com 32,6% das residências com algum gato. Em segundo aparece o Maranhão, com 31,5%; em seguida o Ceará, com 29,3%.


O número, no entanto, é uma estimativa, já que há uma grande quantidade não contabilizada de gatos vivendo nas ruas. “Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 é a única que tem informações de animais domésticos (cães e gatos) nos domicílios. Piauí, de acordo com essa tabela, era o estado que tinha o maior percentual de domicílios do país com algum gato (32,6%)”, segundo o superintendente de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eyder Mendes.

Centro de Castração Animal de Parnaíba

Em Parnaíba, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado Rua das Palmeiras, no Bairro Catanduvas, dispõe do Centro Municipal de Castração Animal. Para terá acesso ao serviço gratuito é preciso ter endereço fixo em Parnaíba, estar o animal com a vacinação antirrábica atualizada, ter o animal cinco meses a oito anos de idade e estar em condição física satisfatória. Requer ainda que o proprietário do animal apresente documento de identidade, comprovante de renda de até um salário mínimo e meio e comprovante de endereço.

Por: Daniel Santos | Portal Costa Norte