PMPI deflagra Operação Barreira Sanitária em todo o Estado

Na manhã desta sexta-feira (03), ocorreu uma reunião com Comandantes da Capital e do Interior da Polícia Militar do Piauí por videoconferência, para tratar sobre os novos procedimentos a serem adotados no combate ao COVID-19, através da Operação Barreira Sanitária, que se inicia hoje, sexta-feira (03), em Teresina, nas barreiras em parceria com a vigilância sanitária e guarda municipal, e nas demais barreiras do interior, na segunda-feira (06), com reforço das Unidades de Policiamento Especializado de Trânsito, Secretaria de Saúde e Agência de Defesa Agropecuária do Piauí.

O Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar Castilho, iniciou a reunião cumprimentando a todos os policiais militares e em seguida, falou sobre a importância da atuação e discernimento nas ações de combate ao novo coronavírus, diante dessa situação atípica e que está comprometendo o direito de ir e vir em razão dessa pandemia que atinge o mundo. “Para o bem de todos e preservação da vida, é necessário fazer cumprir os decretos que estão em vigor do Estado e Municípios”. O Comandante Geral também ressaltou a atitude dos policiais militares do Grupamento de Polícia Militar de Joaquim Pires-PI, fechou uma loja após resistência do gerente, que foi conduzido para adoção dos procedimentos cabíveis.

O Coronel Lindomar, destacou as orientações que devem ser repassadas para os policiais militares que compões os Batalhões e Unidades, de promoverem a ordem nas ruas, assim como direcionar as pessoas a manterem distância nos supermercados, bancos, a fim de evitar aglomeração. E também falou das Operações que estão sendo realizadas na Capital com averiguações e policiamento em todas as áreas. E dos Municípios também manterem integração com os órgãos de saúde, bem como serão reforçadas as barreiras sanitárias e adotadas estratégias para reforço policial. E abordou sobre os cuidados disponibilizados para os policiais militares que estão expostos nas ruas, ou qualquer que apresentar sintomas irá receber assistência necessária.

Em seguida, o Coronel Sousa Filho, Subcomandante Geral da PMPI, reforçou as palavras do Coronel Lindomar e destacou que tem que se fazer cumprir o decreto governamental. Relembrou a reunião que teve para tratar sobre as barreiras sanitárias que ocorrerão no período de 24h, em sete locais, estratégicos, divisas, com apoio da Secretária de Saúde. E frisou que as Operações Planejadas já vêm sendo executadas nas diversas regiões do Estado.

O Coordenador Geral de Operações, Coronel Márcio, parabenizou o trabalho que já vem sendo desempenhado pelos policiais militares e a importância da parceria com os órgãos da prefeitura e de saúde. Bem como, estimulou as orientações que devem ser feitas nas filas principalmente de bancos e supermercados, que os militares devem atuar também nessa organização. E falou sobre o recrutamento voluntário de policiais militares, estes serão recompensados, e o quantitativo do voluntariado deve ser repassada para cada Comandante. O objetivo é que estes policiais atuem nos policiamentos de combate ao COVID-19. Por fim, o Coronel Márcio solicitou para que todos continuem com o bom trabalho e que se protejam adequadamente.

Posteriormente, o Subcomandante Geral repassou a palavra para outros Comandantes, e na oportunidade o Tenente-Coronel Antoni, Comandante de Policiamento do Semiárido, solicitou para que todos intensifiquem e mentalizem a importância desse momento, das barreiras sanitárias, e da atuação da Polícia Militar. E que estão atuando nas divisas, especialmente a do Estado do Ceará, e está em constante conversa com os responsáveis pela área, e que permanecem e continuarão sendo realizadas as barreiras sanitárias. 

O Coronel Felipe, Diretor da Administração Financeira, falou que está sendo mantido o padrão de fornecimento de equipamentos e qualquer dificuldade com viatura, os responsáveis devem procurar o setor, pois a Diretoria estará sempre à disposição.

O Major Airton da Secretaria de Saúde reforçou o que foi falado pelo Comandante Geral da PMPI, da disponibilidade para o que for necessário na assistência dos policiais militares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.