O deputado estadual Robert Rios (PDT) informou ontem (07) a ODIA que apresentou denúncia contra o atual secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, ao Ministério da Justiça, a Procuradoria da República no Piauí e a Procuradoria Geral de Justiça do Estado. A denúncia é baseada em imagens veiculadas na imprensa em que Fábio Abreu, ao aprender um adolescente de 16 anos acusado de assalto , teria apontado a arma para o acusado, além de pisar do pescoço do menor já imobilizado.
“É de ações assim que começam os grupos de extermínio. O secretário é o espelho, tem que dá o exemplo. Foi uma ação desproporcional e o secretário ainda pousou para imagens como se estivesse sendo herói, enquanto enfrentamos uma realidade preocupante na segurança publica do Piauí”, diz Robert Rios.

De acordo com Rios, que já ocupou o cargo de secretário de Segurança por mais de 10 anos no Piauí, se os policiais se basearem na forma como o secretário agiu, “daqui a pouco a polícia daqui estará igual ou pior que a de São Paulo ou do Rio de Janeiro, onde cinco jovens foram metralhados dentro de um carro”, argumenta Rios. O parlamentar que é líder da oposição na Assembleia Legislativa tem realizado discursos fortes contra a gestão de Fábio Abreu na Segurança Pública.
ODIA tentou com o secretário de Segurança, Fábio Abreu, mas ele não atendeu as ligações por telefone. Já a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança, informou que a ação realizada pelo secretário Fábio Abreu e sua equipe enquadra-se dentro das técnicas de imobilização de um suspeito. “Como não portavam algemas, o capitão da Polícia Militar e sua equipe realizaram o procedimento da forma correta, já que também garantiram a segurança do adolescente”, diz a nota.
Por: João Magalhães – Jornal O Dia