Setor da construção registra aumento em contratações no Piauí, diz IBGE

A Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Continua Trimestral (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que no 3º trimestre de 2020, o setor de construção foi o único a ter aumento de pessoas ocupadas no Piauí. Ocorreu um acréscimo de 39 mil pessoas trabalhando no setor entre o 2º e o 3º trimestre deste ano.

Foto: Lucas Dias/GP1 |Trabalhadores do setor da construção civil

O setor de construção piauiense totalizou 117 mil pessoas ocupadas no 3º trimestre de 2020, número 49,4% superior ao trimestre imediatamente anterior, quando havia 78 mil pessoas ocupadas. Nos demais setores, a situação permaneceu estável em relação ao trimestre anterior.

Apesar da estabilidade em curto prazo, alguns setores registram redução quando comparados ao 3º trimestre do ano passado. São eles: agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, transporte, armazenagem e correio, alojamento, alimentação e o setor de outros serviços.

Na comparação com o 3º trimestre de 2019, a maior queda na quantidade de pessoas ocupadas foi no setor de transporte, armazenagem e correio, da ordem de 37%. Em seguida, vem o setor de outros serviços, cuja queda foi de 34,2%.

Os setores de alojamento e alimentação reduziram em 31% o número de pessoas ocupadas no período. Já agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura tiveram queda de 27,5%. As menores reduções foram no comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, que tiveram diminuição de 14,1%.

GP1